Dourados decreta situação de emergência após estragos de temporal
Diante dos inúmeros estragos causados pelo temporal que atingiu Dourados na noite desta quarta-feira (30), o prefeito Alan Guedes decretou nesta quinta (31), situação de emergência no município.
Embora ainda esteja no período de recuperação de cirurgia no joelho, Alan visitou alguns dos pontos mais afetados pela chuva, como o residencial Greenville, e acompanhou o trabalho da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Energisa para atender os moradores nas comunidades afetadas.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito, “fica declarada a existência de situação de anormalidade, provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, no Município de Dourados - MS, provocada pelas fortes chuvas e ventos”.
“O decreto assinado vai permitir que a gente tenha mais agilidade no acesso aos fundos e utilização de recursos para promover dignidade para as famílias atingidas. Algumas famílias perderam tudo e a Defesa Civil apoiará cada uma delas através de ações fundadas neste decreto”, explica o prefeito.
Alan disse ainda que o Governo do Estado vai colaborar no suporte às áreas atingidas pelo temporal. “Conversei com o governador em exercício, José Carlos Barbosa, pedindo o apoio do Governo do Estado, da Defesa Civil estadual e da Agesul para que a gente possa ter maior amplitude no trabalho de desobstrução de vias e fomos prontamente atendidos”, completa.
Roupas e alimentos
Em apoio à população dos bairros mais afetados pelo temporal, a Prefeitura de Dourados, através da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), faz a distribuição de roupas e alimentos na tarde desta quinta-feira (31), na Escola Moacir Djalma Barros.
De acordo com a secretária Daniela Hall, os serviços têm início às 13h, e vão atender principalmente as famílias dos bairros Greenville, Guaicurus e Ildefonso Pedroso.
“Estamos empenhados em proporcionar as melhores condições possíveis nessa situação de urgência para os moradores das regiões que foram mais prejudicadas. Neste primeiro momento serão oferecidos colchões, roupas, marmitas e cestas básicas”, disse a secretária.
A E.E. Vereador Moacir Djalma Barros fica à rua DA 3, no bairro Jardim Dioclécio Artuzi. Para casos de urgência ou emergência, basta acionar a Defesa Civil ou a Guarda Municipal através dos telefones 199 e 193.