Gleice atua em força-tarefa para enfrentar escassez de água em comunidades indígenas

Com Mato Grosso do Sul registrando as maiores temperaturas do País nos últimos dias, indígenas das comunidades em Dourados enfrentam escassez de água

Nesta segunda-feira (25), a deputada estadual Gleice Jane (PT) participou de reunião para discutir a urgência de soluções emergenciais para a falta de água em áreas indígenas de Dourados, principalmente as de retomada. O problema, que já é crônico na cidade, intensificou-se nos últimos dias com a onda de calor que assola o País e teve Mato Grosso do Sul batendo recorde de altas temperaturas.

Em suas redes sociais, a deputada compartilhou vídeo que mostra crianças tendo que caminhar debaixo de sol em busca de água. E destacou que as temperaturas escaldantes dos últimos dias  estão afetando especialmente crianças e idosos nas aldeias. 

Para Gleice, a união de esforços - que foi intensificada agora com essa ação conjunta -  contrasta com o governo anterior, que negligenciou as necessidades das pessoas em nome de uma agenda ideológica. “Iniciamos um diálogo com pedido de urgência e nesta semana vamos apresentar ofícios e requerimentos no sentido de que haja um esforço conjunto para resolver a situação”, afirmou a parlamentar.

“Hoje, com uma nova perspectiva e a colaboração de diversos órgãos, incluindo a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por meio do superintendente Tiago Botelho, e a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi encaminhada uma conversa com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), que deverá acionar representantes do Governo do Estado, Prefeitura, Exército e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo é garantir o acesso à água potável o mais rápido possível nas comunidades indígenas, principalmente as áreas de retomada, não apenas em Dourados, mas em toda a região afetada pela crise”, detalhou.

A deputada estadual anunciou que, nos próximos dias, serão entregues ofícios e requerimentos para acelerar a resolução dessa situação. E que o movimento reflete o compromisso do atual governo em priorizar o bem-estar humano e encontrar soluções para desafios que afetam diretamente a dignidade das pessoas.

Gleice Jane afirmou ainda que, para além da ação emergencial, seu mandato seguirá atuando para assegurar que as comunidades indígenas tenham acesso à água potável e condições de vida adequadas, alinhado com o Governo Federal que tem a qualidade de vida dos povos indígenas dentre as suas prioridades.

Categoria:Noticia ms