Gleice pede investimento no futsal feminino e reforça luta pela igualdade no esporte

Deputada tem atuado para garantir que nenhum gênero receba menos de 30% dos recursos públicos e em julho deste ano apresentou projeto de lei para garantir paridade

A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou, nesta quinta-feira (05), indicação à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) por apoio financeiro e logístico à equipe de futsal feminino SERC/UCDB (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco). Na noite de quarta-feira (04) ela acompanhou a semifinal da Copa do Brasil de Futsal Feminino, no Ginásio Guanandizão. 

“Fiquei muito feliz em ver o desempenho das meninas de Campo Grande, que estão dando um show. Ontem participaram de um jogo com uma equipe de São Paulo que tem todo investimento e conseguiram empatar. Estamos com a chance de ter Mato Grosso do Sul com destaque no Brasil, mas elas estão seguem sem investimento nenhum. Nossa iniciativa visa não apenas apoiar as atletas da UCDB, mas também reforçar o compromisso do Estado em fomentar e valorizar todas as modalidades esportivas, independentemente do gênero”, explica a deputada.

Após a partida, Gleice conversou com as atletas e o técnico Luis Fernando Borges, que compartilharam as dificuldades enfrentadas pela equipe, em especial a pequena quantidade de recursos públicos recebidos, já que o maior apoio vem da universidade e as atletas precisam se sustentar por seus próprios meios profissionais fora do esporte.

Na indicação e em sua fala na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira, Gleice apontou com preocupação dados dos investimentos feitos pela Fundesporte que demonstram a disparidade entre os recursos direcionados para modalidades masculinas e femininas. 

Em julho deste ano, a deputada estadual ja havia trazido o tema à tona, quando apresentou o Projeto de Lei n. 198/2023, que busca assegurar que nenhum gênero receba menos de 30% dos recursos públicos destinados ao incentivo de modalidades esportivas. A proposta já foi aprovada em primeira votação e aguarda análise de mérito.

A ação é uma resposta aos desafios financeiros e logísticos enfrentados historicamente pelo esporte feminino. “Investir no esporte feminino não é apenas uma questão de equidade, mas também uma oportunidade de inspirar e motivar jovens atletas, mostrando que nosso Estado acredita e apoia seus sonhos e ambições”, finaliza a parlamentar.

Categoria:Noticia ms