Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024 deve começar com estádios liberados

Parceria entre Federação e Prefeitura busca recuperar gramado e instalações do Jacques da Luz

O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024 começa em janeiro e, pelo andar da carruagem, com uma boa diferença em relação aos anos anteriores: estádios liberados para receber os jogos com a presença de torcedor. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgou a tabela básica da competição, com as partidas de acordo com o direcionamento de cada clube mandante.

Na reunião do Conselho Arbitral, na última terça-feira (5), os dirigentes entregaram os documentos exigidos pela nova Lei Geral do Esporte para garantir o mando em seus estádios que agora são enviados ao Ministério Público Estadual (MPMS).

Responsável pela formatação do campeonato e elaboração da tabela, Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competições, comemora o fato de que, neste ano, deve começar a competição com todos os estádios aptos a receber as partidas com a presença de torcedores.

“O que conseguimos é resultado do trabalho que nós da Federação, através do presidente Cezário, fizemos junto aos clubes. Já há alguns meses estivemos dialogando, orientando os dirigentes segundo as novas diretrizes, para que toda a documentação fosse entregue até a realização do Conselho Arbitral e isso aconteceu, o que facilitou muito nosso trabalho de montagem da tabela”, afirma Tavares.

Rodrigo Pìrola/Prefeitura de Dourados

Douradão DAC Dourados

Estádio Douradão foi o primeiro a ter documentação entregue para liberação

Campo Grande

Neste ano, a Capital tem três clubes na Série A, com os acessos de AA Portuguesa e Náutico FC, que se juntam ao Operário FC. Com o Estádio Morenão em reformas e sem perspectiva de que seja liberado neste ano, a opção que resta é o Estádio Jacques da Luz, na região das Moreninhas.

O Novo FC, que tem origem na Capital, manda seus jogos em Sidrolândia, no Estádio Sotero Zárate, desde o último campeonato. A Portuguesa, na disputa da Série B, fez o mesmo caminho, mas, por enquanto, mantém a opção de jogar a Série A na Capital.

“Já durante a Série B, a Federação, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, iniciou um trabalho de recuperação do gramado e das dependências do Estádio Jacques da Luz. Há a preocupação com o aproveitamento do gramado, já que três clubes manifestaram o desejo de mandar seus jogos no local. Vamos trabalhar para que, no início da competição, esteja nas melhores condições possíveis”, completa.

Tabela

A FFMS divulgou a tabela básica do Campeonato Estadual, com a primeira fase começando no dia 21 de janeiro, domingo. No Grupo A, os dois jogos acontecem às 15h. No Estádio André Borges, o Coxim AC recebe a AA Portuguesa; em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, jogam Náutico FC e Costa Rica EC. O Operário FC não joga e estreia na segunda rodada, dia 24, contra o Coxim.

No Grupo B, às 15h, o Ivinhema FC recebe o Novo FC no Estádio Saraivão. No Estádio Douradão, às 15h30, o Dourados AC joga contra o Corumbaense FC. O Aquidauanense FC não joga na primeira rodada, estreando na segunda, em casa, dia 24, contra o DAC.

A primeira fase termina no dia 10 de março. As quartas de final acontecem dias 17 e 24 de março, a semifinal tem rodadas dias 31 de março e 7 de abril, e a final dias 14 e 21 de abril.

* Com informações de Rogério Vidimantas- capitalnews

Categoria:Esportes