Ibovespa fecha em alta e bate recorde histórico no último pregão do ano

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 1,23% nesta sexta-feira (23), aos 128.456 pontos, batendo o recorde histórico de fechamento. No acumulado do ano, o índice registrou uma valorização de 18,76%, superando as expectativas dos analistas.

O otimismo dos investidores foi impulsionado pela melhora do cenário econômico global, com a redução das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, a melhor distribuição de renda no Brasil e a recuperação da atividade em vários países. Além disso, o Brasil também apresentou sinais positivos, com a aprovação de reformas estruturais, a queda da inflação e a retomada do crescimento.

Segundo os especialistas, o ano de 2023 foi marcado por uma forte recuperação dos mercados emergentes, que se beneficiaram da maior demanda por commodities, da entrada de fluxos de capital e da melhora do ambiente de negócios. O Brasil foi um dos destaques, com um desempenho superior ao de seus pares na América Latina.

Para 2024, as perspectivas são favoráveis, com a expectativa de que o país mantenha o ritmo de crescimento, controle as contas públicas e avance nas reformas. Os analistas também projetam uma queda na taxa de juros, que deve estimular o consumo e o investimento. A bolsa brasileira deve continuar a atrair os investidores, que buscam oportunidades de rentabilidade em um cenário de juros baixos no mundo.

Categoria:Politica e Economia

Deixe seu Comentário