O legado nefasto de Bolsonaro

Dr. Reinaldo de Mattos Corrêa*



O governo de Jair Bolsonaro teve um impacto profundamente negativo no Brasil. Foi marcado por políticas, baseadas em ideologias extremistas e na negação da ciência, levaram a uma série de prejuízos para o país, em áreas como saúde, economia, meio ambiente e política externa.

 

A pandemia da COVID-19 foi o maior desafio enfrentado pelo governo Bolsonaro. A gestão da pandemia foi desastrosa, marcada pela negação da gravidade da doença, pela promoção de tratamentos ineficazes e pela falta de coordenação entre os entes federativos. Como resultado, o Brasil teve o segundo maior número de mortes por COVID-19 do mundo, com mais de 660 mil vítimas.

 

A economia brasileira também foi duramente afetada pelo governo Bolsonaro. A gestão econômica foi marcada pela desregulamentação, pelo aumento da desigualdade e pela inflação. Como resultado, o país passou por uma recessão econômica, com aumento do desemprego e da pobreza.

 

O governo Bolsonaro também promoveu um retrocesso nas políticas ambientais. A gestão ambiental foi marcada pela flexibilização das leis ambientais, pelo aumento do desmatamento e das queimadas, e pela desproteção dos povos indígenas. Como resultado, o Brasil perdeu a posição de liderança no combate às mudanças climáticas e voltou a ser considerado um dos países mais poluidores do mundo.

 

A política externa do governo Bolsonaro foi marcada pelo isolamento internacional. O Brasil perdeu relevância no cenário internacional e passou a ser visto como um país inconsequente e perigoso.

 

Houve milhares de pedidos de impeachment contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Um desses pedidos foi o "super pedido de impeachment", porque reuniu 23 crimes de responsabilidade atribuídos ao Bolsonaro. Entre esses crimes:

 

- Cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade;

- Violar a imunidade dos embaixadores ou ministros estrangeiros acreditados no país;

- Tentar dissolver o Congresso Nacional;

- Atrapalhar investigações;

- Violar o direito à vida dos cidadãos na pandemia;

- Incitar militares à desobediência à lei;

- Não agir contra subordinados que agem ilegalmente.

 

Esses são apenas alguns exemplos dos crimes que Bolsonaro teria cometido, segundo os autores do pedido de impeachment.

 

Portanto, o legado do governo Bolsonaro é nefasto para o Brasil. Suas políticas levaram a um aumento da desigualdade, da pobreza, da miséria e da violência. É fundamental que a população jamais idolatre esse político que muitas vezes agiu com grande incompetência, injustiça e maldade, que o povo mobilize-se para construir um futuro melhor para o País.


*É Produtor Rural em Mato Grosso do Sul. 

Categoria:Artigos