Ministro do STF revela plano de assassinato e defende democracia



Em uma entrevista exclusiva à Revista Veja, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou que a investigação que ele comanda sobre os ataques à democracia descobriu um plano para matá-lo. Segundo ele, grupos radicais que apoiam o presidente Jair Bolsonaro planejavam violências contra integridade física e a vida dele.

O Ministro disse que recebeu ameaças de morte nas redes sociais e por telefone, mas que não se intimidou. Ele afirmou que sua missão é defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito, e que não vai tolerar tentativas de golpe ou de ruptura institucional. Ele também criticou o discurso de ódio e de fake news que alimenta os extremistas, e disse que é preciso punir todos os envolvidos na forma da lei.

O Ministro Moraes é o relator de dois inquéritos polêmicos no STF: o das fake news, que apura a disseminação de notícias falsas e ataques contra os membros do tribunal, e o dos atos antidemocráticos, que investiga a participação de políticos, empresários e militantes em manifestações que pediam o fechamento do Congresso e do STF. Por causa dessas investigações, ele se tornou alvo de críticas e de protestos de bolsonaristas, que o acusam de censura e de abuso de poder.

Durante a entrevista, o Ministro Alexandre de Moraes negou que esteja agindo de forma arbitrária ou que esteja violando a liberdade de expressão. Ele disse que respeita a divergência de opiniões, mas que não aceita a incitação à violência, à subversão da ordem ou à desobediência às leis. Ele também disse que as investigações são baseadas em provas e em indícios, e que seguem o devido processo legal.

Para o Ministro Alexandre de Moraes, a melhor forma de combater o radicalismo é fortalecer a democracia, o diálogo e a educação. Ele disse que é preciso conscientizar a população sobre os valores democráticos, sobre o papel das instituições e sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Ele também disse que é preciso estimular a participação política, o controle social e a fiscalização dos poderes públicos. Ele afirmou que acredita na harmonia e na independência entre os poderes, e que espera que o governo e o Congresso colaborem com o STF na defesa da Constituição.

A entrevista do ministro Alexandre de Moraes à Revista Veja gerou repercussão no meio político e jurídico. Alguns elogiaram a coragem e a firmeza do Ministro, enquanto outros questionaram a legalidade e a necessidade dos inquéritos que ele conduz. O ex-Presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre a entrevista e procurou desacreditá-la, mas já havia criticado o Ministro em outras ocasiões, chamando-o de “ditador” e de “inimigo do Brasil”.

Categoria:Politica e Economia