Luiz Gonzaga é homenageado como Herói da Pátria pelo presidente Lula

O músico pernambucano Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, recebeu nesta segunda-feira (8) uma das maiores honrarias do país: o título de Herói da Pátria. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.793, que inscreve o nome de Luiz Gonzaga no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Luiz Gonzaga foi um dos principais responsáveis por popularizar a música, os ritmos e a cultura nordestina em todo o país, com canções como “Asa Branca”, “Juazeiro” e “Baião de Dois”. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.

A lei que homenageia Luiz Gonzaga foi proposta pelo deputado federal João Daniel (PT-SE), que destacou a importância do artista para a identidade nacional. “Luiz Gonzaga é um símbolo da resistência e da luta do povo brasileiro, especialmente do Nordeste. Ele foi um grande defensor da democracia, da reforma agrária e dos direitos humanos. Sua obra é um patrimônio cultural que merece ser reconhecido e valorizado”, afirmou o parlamentar.

A cerimônia de sanção da lei, no Palácio do Planalto, contou com a presença de vários artistas e personalidades que admiravam o trabalho de Luiz Gonzaga, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros. Eles cantaram algumas das músicas mais famosas do Rei do Baião e celebraram sua contribuição para a música brasileira.

O título de Herói da Pátria é concedido a personalidades que se destacaram por seus feitos em prol da nação brasileira. Entre os nomes já inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria estão Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Anita Garibaldi, Chico Mendes e Heitor Villa-Lobos.

 

Categoria:Famosos