Dia Internacional da Mulher: O Dever do Poder Público em Garantir a Igualdade

8 de março de 2024
Dourados, MS - O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, serve como um lembrete crucial da luta persistente pela igualdade de gênero. No Brasil, o papel do Poder Público em garantir os direitos das mulheres é fundamental, e se estende em âmbitos Federal, Estadual e Municipal.
No âmbito Federal:
Combate à violência: A Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006) é um marco na proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar. O Governo Federal deve fortalecer sua aplicação, investir em medidas de prevenção e punir os agressores com rigor.
Igualdade salarial: A Lei de Igualdade Salarial (Lei n° 9.029/1995) garante que mulheres e homens recebam o mesmo salário para funções de igual valor. O Governo Federal deve fiscalizar o cumprimento da lei e promover a igualdade salarial em todos os setores da economia.
Políticas públicas: O Governo Federal deve formular e implementar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero em áreas como educação, saúde, trabalho, participação política e empoderamento econômico.
No âmbito Estadual:
Saúde da mulher: Os Estados devem garantir acesso universal à saúde de qualidade para as mulheres, incluindo atendimento pré-natal, acompanhamento ginecológico, exames preventivos e tratamento de doenças.
Educação: Os Estados devem promover a educação com perspectiva de gênero, combatendo estereótipos e incentivando a participação das meninas em áreas tradicionalmente masculinas.
Segurança pública: Os Estados devem investir em políticas públicas que garantam a segurança das mulheres, combatendo a violência doméstica e familiar, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher.
No âmbito Municipal:
Creches e escolas: Os Municípios devem garantir acesso a creches e escolas de qualidade para as crianças, liberando as mulheres para trabalhar e estudar.
Centros de referência: Os Municípios devem criar e manter centros de referência para atendimento às mulheres em situação de violência, com equipe especializada e serviços multidisciplinares.
Capacitação profissional: Os Municípios devem oferecer programas de capacitação profissional para mulheres, visando sua inserção no mercado de trabalho e sua autonomia financeira.
A luta pela igualdade de gênero é uma responsabilidade de todos. O Poder Público Federal, Estadual e Municipal tem o dever de implementar políticas públicas eficazes que promovam a igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres. É fundamental que a sociedade civil se mobilize e cobre o cumprimento das leis e a implementação de medidas efetivas para que as mulheres brasileiras possam viver livres de violência, discriminação e desigualdade.
#DiaDaMulher
#IgualdadeDeGênero
#PoderPúblico
#LutaContinua

Categoria:Geral