Técnicos Administrativos da UFGD seguem em greve desde o dia 18 de março

Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados e do Hospital Universitário HU-UFGD estão em greve sem data para retornar, à greve nacional da categoria é por tempo indeterminado.

As principais pautas reivindicadas são: recomposição salarial, reestruturação da carreira e equiparação de benefícios, tendo em vista a ausência de propostas do Governo Federal. A greve também busca chamar atenção para questões relacionadas à precarização do serviço público e à defesa da educação de qualidade.

A greve pode prejudicar as aulas de alguns cursos, principalmente aqueles que dependem do apoio dos trabalhadores da área administrativa.

Estamos em negociação desde agosto do ano passado. Mas a categoria não tem tido nenhuma resposta efetiva. Tivemos uma reunião bem ruim no dia 22, e a resposta é que o governo não teria nada, no momento, para os técnicos administrativos, sendo que outras carreiras já conseguiram. Como houve uma perspectiva de superávit no primeiro trimestre, queremos ser atendidos nesse período, explica a coordenadora do SINTEF – Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais, Naara Aragão.

A UFGD possui cerca de 1.100 técnicos administrativos. A categoria envolve diversos profissionais que não são discentes (professores) como enfermeiros, contadores, administradores, médicos, assistentes sociais, entre outros.

Tanto a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos (Fasubra) quanto o SINTEF já estavam em Estado de Greve desde dezembro de 2023, mas o Governo Federal não avançou nas negociações com a categoria.


Fundo de Greve: Foi aprovada a criação do Fundo de Greve de 1% que financiará as lutas e enfrentamentos. Esse fundo cobrirá os custos de envio e manutenção da delegação do SINTEF no Comando Nacional de Greve, além de possíveis caravanas e infraestrutura para as atividades.

Categoria:Noticia ms