Gleice Jane completa um ano de mandato transformando lutas em esperança

Compromisso renovado com os movimentos, segmentos e lutas que nos trouxeram até aqui", pontua a deputada estadual.- Foto: Aline Teodoro

Deputada estadual do PT, cuja atuação é pautada na defesa do interesse das mulheres, teve 5 projetos de lei aprovados, realizou 2 seminários e 4 audiências públicas e destinou R$ 8,4 milhões em emendas parlamentares

Campo Grande, MS – Há exatamente um ano, a deputada estadual Gleice Jane (PT) assumiu o compromisso de representar um mandato feminista na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com uma posse que consolidou lutas de anos de diversos movimentos sociais. Desde então, tem dedicado seu mandato a promover uma agenda progressista centrada em mulheres, educação, arte e cultura, LGBTQIA+, combate ao racismo, povos indígenas, meio ambiente, agricultura familiar e luta sindical, além de temas transversais voltados às mulheres, como saúde e inclusão de mulheres PCDs.

Nas últimas semanas, tem se destacado na luta contra a violência política de gênero e se posicionado firmemente ao lado de parlamentares atacadas. Também tem atuado pelos direitos das aposentadas e aposentados na luta pela redução da alíquota previdenciária. E levantado o debate sobre questões críticas como contaminação da água por agrotóxicos e a escassez de recursos hídricos em comunidades indígenas.

No campo da educação, a deputada continua se posicionando como professora colocando-se ao lado da categoria contra as perseguições ideológicas e preconceitos. No último mês, questionou o Governo do Estado sobre a retirada de livros didáticos aprovados no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) manifestando-se contrária à retirada de obras que já haviam passado por análise do Ministério da Saúde e adquiridas com recursos públicos.

Em Dourados, tem sido estratégica para a condução de melhorias significativas como a concretização da Casa da Mulher Brasileira e discussões para implantação de um observatório que permita discutir os problemas da cidade.

Atuação parlamentar

Dentre suas realizações legislativas, destacam-se a instituição da Semana Estadual do Livro, da Leitura e Biblioteca, o Dia Nacional da Consciência sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, o Dia da Mulher Artista Sul-Mato-Grossense, a criação da Comenda Lídia Baís, e a Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal de Crianças para Adoção.

Gleice Jane também realizou audiências públicas e seminários sobre temas críticos, como alimentação saudável e sustentável, valorização da enfermagem e revogação do Novo Ensino Médio. Na última semana, com a participação da ministra das Mulheres Cida Gonçalves, trouxe a discussão sobre os caminhos inclusivos para um MS sem misoginia.

Com um olhar atento às necessidades imediatas da comunidade, a deputada destinou 8,4 milhões em emendas parlamentares para áreas vitais como saúde e educação, em colaboração com outros parlamentares federais e ministérios.

Olhando para o futuro, Gleice Jane tem vários projetos em andamento, visando à formação continuada de servidores públicos, à inclusão de lavanderias comunitárias em moradias populares, à criação do Fundo Estadual para Autonomia Econômica das Mulheres, e mais, todos projetados para fortalecer as comunidades que representa.

"Após um ano de mandato, continuamos a fortalecer nossas lutas com esperança e determinação, buscando sempre ampliar as conquistas para todas as pessoas que representamos. Este aniversário marca não apenas um ano de trabalho árduo, mas também um compromisso renovado com os movimentos, segmentos e lutas que nos trouxeram até aqui”, finaliza a deputada.

 

Categoria:Noticia ms