28 Anos de Luta e Resistência: Massacre de Eldorado dos Carajás Ecoa na Luta pela Reforma Agrária

Dourados-MS, 17 de Abril: chama que se recusa a apagar

Neste dia 17 de abril, lembramos com pesar e indignação os 28 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Em 1996, 19 trabalhadores rurais sem-terra foram brutalmente assassinados por policiais militares durante uma manifestação pela reforma agrária na rodovia BR-155.

Um Crime que Clamora por Justiça

O crime de Eldorado dos Carajás se tornou um símbolo da luta pela terra no Brasil e da violência enfrentada pelos trabalhadores rurais que reivindicam seus direitos. Apesar de 28 anos terem se passado, a justiça ainda não foi feita: nenhum dos responsáveis pelo massacre foi punido.

Um Legado de Luta e Resistência

A memória dos 19 trabalhadores assassinados em Eldorado dos Carajás segue viva na luta pela reforma agrária e por justiça social no Brasil. Movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), continuam mobilizando-se e exigindo que os responsáveis pelo massacre sejam punidos e que a reforma agrária seja implementada de forma justa e integral.

Um Chamado à Ação

Neste Dia Internacional de Luta pela Terra, é fundamental lembrarmos do Massacre de Eldorado dos Carajás e renovarmos nosso compromisso com a luta pela reforma agrária e por justiça social no Brasil. É preciso que o Estado brasileiro assuma sua responsabilidade na garantia dos direitos dos trabalhadores rurais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Lembre-se:

  • O Massacre de Eldorado dos Carajás foi um crime hediondo que jamais deve ser esquecido.
  • A luta pela reforma agrária é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária no Brasil.
  • É preciso que o Estado brasileiro assuma sua responsabilidade na garantia dos direitos dos trabalhadores rurais.
  • Junte-se à luta pela reforma agrária e por justiça social.
Categoria:Geral