Mesmo com pista pronta, aeroporto de Dourados ainda não em data para operar
A pista de pouso e decolagens do aeroporto municipal de Dourados já está pronta. As obras foram concluídas há duas semanas, contudo a retomada de voos ainda é incerta.
Na manhã desta sexta-feira uma comitiva formada pelo Coronel Bartolomeu Herbert Bezerra de Melo, do 3º Grupamento de Engenharia, do tenente coronel De Alencar, do 9º. Batalhão de Engenharia e Construção e do general Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante do Exército em Dourados, o vice-governador Barbosinha e o deputado federal Geralso Resende vistoriaram a pista.
Herbert informou que a pista está pronta desde a primeira quinzena de abril, contudo, a empresa Infratec, responsável pela preparação da documentação que constata a legalidade para a retomada de voos ainda não concluiu os trabalhos. Feito essa etapa a Prefeitura de Dourados entra com processo de homologação junto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Cindacta (Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo) para liberar o espaço em definitivo.
Já o prefeito Alan Guedes diz que tudo o que poderia ser feito pela prefeitura para adiantar o processo de a homologação já foi feito. “Agora é esperar que seja liberado a documentação de finalização da obra para entregarmos à Anac”, informou.
Ainda de acordo com o prefeito, a partir de agora a administração municipal não será mais responsável pelo aeroporto. Nos próximos dias será realizada a contratação de empresa terceirizada para administrar o local.
Guedes também informou que empresas como a Azul já sinalizou retomada de voos, bem como a Gol. A Latan, que herdou slotes da Passaredo, também é outra companhia que pode operar na cidade.
Preocupação
Durante inspeção na manhã de hoje, Barbosinha demonstrou preocupação quanto a estruturação de unidade do Corpo de Bombeiros para atender o aeroporto. A seção de Incêndio foi demolida durante a reforma e atualmente os Bombeiros não dispõem de efetivo e equipamentos para retomar o trabalho.
Acontece que sem Bombeiros o aeroporto não funciona e com isso a retomada de voos na segunda maior cidade do estado ainda é incerta.