Dourados - MS, excesso de prédios em bairros residenciais

Em comemoração ao Dia Nacional da Habitação, é importante destacar a importância de uma gestão municipal responsável em relação à construção de edifícios em quaisquer lugares. Quando permitidos sem controle, a população próxima pode perder a privacidade e os imóveis próximos perdem o valor.


Em geral, cidades que permitem a construção de edifícios em qualquer lugar sofrem com a sobrecarga na infraestrutura, com o aumento do trânsito e a diminuição de áreas verdes, além da possível dificuldade em abastecer com água e fornecimento de energia elétrica, por exemplo. No entanto, há também um impacto direto na vida dos moradores das proximidades dos edifícios.


A construção de edifícios em bairros residenciais pode trazer prejuízos aos proprietários de imóveis próximos, uma vez que pode afetar a valorização da propriedade. Além disso, a construção de edifícios em áreas de baixa densidade populacional, como em zonas rurais, também pode ser um problema, visto que pode afetar a qualidade de vida das pessoas que moram na região.


Ciente dos problemas que a construção desenfreada pode trazer ao município e à população, o novo prefeito municipal de Dourados deve adotar medidas a fim de controlar a construção de edifícios em quaisquer lugares. Uma possível solução seria adotar políticas públicas voltadas para o planejamento urbano, com a elaboração de um Plano Diretor Municipal que deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Habitação e pelo Legislativo Municipal.


Nesse sentido, o Plano Diretor deve ser revisado com a participação da sociedade civil, em especial, as organizações de moradores que devem contribuir com propostas para os bairros em que vivem. Em adição, é importante que haja diálogo entre a Prefeitura e os empreendedores imobiliários, a fim de que sejam construídos em locais que não afetem a privacidade e valor imobiliário dos moradores próximos. 


A preocupação com a construção de edifícios em quaisquer lugares deve ser uma pauta relevante para o novo gestor municipal de Dourados. É necessário garantir o direito à habitação digna e promover desenvolvimento urbano sustentável, dentre outras pautas importantes para o setor habitacional, que devem contribuir para melhorar a qualidade de vida da população da cidade.

Categoria:Dourados

Deixe seu Comentário