Detran instala agência 60+ em Dourados

O presidente do Detran-MS (o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade Junior, participa nesta quinta-feira (3), em Dourados, do lançamento do Guichê 60+!, um serviço de atendimento personalizado, individualizado e humanizado que vai passar a atender o público, com idade a partir de 60 anos ou mais, sem a pressa do atendimento convencional.

A primeira unidade do Detran no Estado a receber o Guichê 60+ será a Agência Híbrida de Dourados, que funciona na avenida Marcelino Pires, próximo do shopping center.

A ideia dos guichês especiais de atendimento partiu de uma servidora de carreira do Detran-MS, que atende na Agência Híbrida em Dourados, Elizangela Ximenes. Ela conta que, pelo menos, duas situações a fizeram tomar a iniciativa de apresentar a sugestão para o Gerente Regional Aparecido Dias Duarte (Cidão) que acionou o diretor-presidente Rudel Trindade.

"Notamos que devido ao grande fluxo na agência, as pessoas idosas ficavam nervosas, de chegar a chorar, por não saber lidar com o problema", conta a servidora.

Em uma das ocasiões, disse ela, um usuário procurou a agência por orientação sobre os débitos de licenciamento em atraso que seriam enviados para a dívida ativa. "Meu Deus, não estou entendendo por que está cobrando agora? O que vai acontecer? Me ajuda", eram perguntas que ela precisava responder e orientar.

Outro caso, foi de um cidadão que já não dirige e já não trabalha com isso, e que recebeu a notificação de autuação por não ter renovado o exame toxicológico. Com muita calma e paciência, ela explicou sobre como ele deveria proceder. No fim do atendimento, ele saiu feliz dizendo que voltaria. "Vou voltar aqui, e vou pagar a multa com você. Porque você não tratou o velho aqui como se fosse qualquer um. Porque todo mundo quer se livrar da gente", disse o homem.

O mesmo serviço que começa a funcionar nesta quinta-feira em Dourados será também ativado em Campo Grande, nas agências do Shopping Campo Grande e do Pátio Central, na próxima segunda-feira (7) e, depois, gradativamente, para outras agências por todo o Estado.

Conforme levantamento do Detran-MS, do total de 1.064.754 CNHs ativas no Estado (não considerando as vencidas há mais de 30 dias), 151.094 (equivalente a 15%) são de pessoas com idade acima de 60 anos.

Categoria:Dourados