Centro de Hemodiálise é inaugurado em Naviraí
O Centro de Nefrologia Sakae Kamitani foi inaugurado na manhã de terça-feira, para oferecer um novo e essencial serviço para pacientes renais crônicos em Naviraí, que n maiori doss cos eraM atendidos em Dourados. O Centro de Hemodiálise tem capacidade para atender 120 pessoas por mês, em até três turnos e agora funciona em dois turnos, com o atendimento de 60 pacientes.
O Centro de Hemodiálise, que agora é realidade, passa a atender pacientes Naviraí e dos municípios da microrregião sul de saúde: Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Juti e Mundo Novo, que juntos tem 60 pacientes que necessitam três dias da semana, se submeterem a tratamento em máquinas de hemodiálise.
A expectativa é que até o final de novembro, todos os pacientes renais crônicos de Naviraí possam receber tratamento localmente, eliminando a necessidade de deslocamentos para Dourados ou Campo Grande. A meta é que todos os pacientes dos municípios da microrregião, passe a ser atendidos em Naviraí até meados de dezembro.
O Centro de Hemodiálise tem capacidade para atender 120 pessoas por mês, em até três turnos.
A solenidade de entrega, além da prefeita Rhaiza Matos e do governador Eduardo Riedel, contou com a presença do vice-governador Barbosinha, do secretário Estadual de Saúde Maurício Simões, do secretário da Casa Civil Eduardo Rocha, o gerente de Saúde de Naviraí Márcio Grei de Figueiredo, além de diversas lideranças locais e da região. A esposa do saudoso Sakae Kamitani, Dona Terezinha, também marcou presença e em sua fala disse que certamente “Sakae” estaria feliz com a homenagem, considerando que ele mesmo era um paciente renal crônico e sonhava com a implantação de um centro de hemodiálise em Naviraí.
A inauguração do Centro de Nefrologia representa um marco significativo tanto para os pacientes quanto para a população de Naviraí, que agora contam com um serviço de saúde tão necessário para o tratamento com hemodiálise.
A prefeita Rhaiza Matos destacou a importância da entrega desse projeto, enfatizando que um dos objetivos de sua gestão foi criar um espaço que facilitasse o acesso ao tratamento de hemodiálise, sonho esse que perdurava por quase 20 anos. “Sei da importância de não ter que viajar longas distâncias para receber atendimento, encurtar distância é fundamental para os renais crônicos. A felicidade é imensa, de ver os primeiros pacientes fazendo o tratamento de hemodiálise aqui na nossa Naviraí. É um sentimento de dever cumprido”, afirmou a prefeita.