Botafogo é campeão da Libertadores
"Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910". O Botafogo Futebol e Regatas é campeão da Copa Libertadores de futebol masculino de 2024. A equipe venceu o Atlético Mineiro, por 3 a 1, no estádio Monumental, em Buenos Aires, neste sábado. Os gols do Glorioso foram de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos.
A partida no Monumental começou com um turbilhão de emoções e com menos de um minuto, o volante Gregore, do Botafogo, atingiu o volante Fausto Vera, do Atlético. O árbitro argentino Facundo Tello, de 42 anos, expulsou. A partir daí, o Galo cresceu em posse de bola e chegou a ter quase 80%.
No entanto, o time de Gabriel Milito começou a errar passes e o Botafogo creceu. Em bela jogada do argentino campeão do mundo, Thiago Almada, Luiz Henrique entrou na área, teve um bate e rebate. A bola sobrou novamente para Luiz Henrique abrir o placar aos 35 minutos.
Em uma jogada despretensiosa, a defesa do Atlético com Guilherme Arana e o goleiro Éverson não viram Luiz Henrique se aproximar e tomar a frente da jogada. Após revisão na cabine do VAR (árbitro assistente de vídeo), pênalti. Alex Telles cobrou deslocando Éverson para fechar o 1º tempo em 2 a 0.
Na volta do intervalo, Gabriel Milito voltou com Eduardo Vargas, Mariano e Bernard. E surtiu efeito. Em cruzamento de Hulk na jogada de escanteio, Vargas diminuiu. Depois disso, a pressão aumentou para cima da defesa botafoguense.
O Galo teve algumas chances perdidas com Deyverson e o próprio Vargas. No final da partida, já nos acréscimos, Júnior Santos, artilheiro da Libertadores com 10 gols, fez o gol do título. Ele tentou tabelar com o atacante Matheus Martins, que é de Mato Grosso do Sul, mas a bola voltou. Aos 97 minutos, o Glorioso fechou o caixão alvinegro.
Essa foi a primeira vez na história da Libertadores que um time saiu das prévias e bateu campeão. Em 2023, o time carioca perdeu o Campeonato Brasileiro Série A em uma derrocada histórica. Em 2024, se reergueu, está próximo do título nacional e se consagrou o 27º time da história a levantar a Glória Eterna.
Com isso, o Fogão será mais um representante brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa em 2025. Além deles, estão o Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Os outros dois sul-americanos são Boca Juniors e River Plate.
Aérea do Monumental del Nuñes, na Argentina lotado com torcedores (FOTO - DIVULGAÇÃO)