Sorteio define os grupos do Super Mundial de Clubes
O Super Mundial de Clubes acontecerá entre 15 de juinho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos. O formato é o mesmo das últimas Copas do Mundo de seleções, com o 32 times divididos em oito grupos e sistema eliminatório. Os representantes brasileiros são Botafogo, Palmeiras, Fluminense e Flamengo. Os outros dois sul-americanos são Boca Juniors e River Plate, ambos da Argentina.
O sorteio dos grupos da competição foi na tarde desta quinta-feira (5) em Miami (Estados Unidos). A cidade será uma das 12 sedes para o Mundial de Clubes. Cada equipe jogará três partidas na fase de grupos e os dois primeiros vão para as oitavas de final.
Palmeiras conquistou a vaga pelo título de 2021 e o Mengão se classificou com a Libertadores de 2022
O Palmeiras foi o primeiro time a ser sorteado e terá o grupo A com Porto (Portugal), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (EUA), time que o argentino Lionel Messi atua. Se avançar, terá um rival do grupo B, que tem o Botafogo, PSG, Atlético de Madrid e Seatlle Sunders.
Confira abaixo os grupos da competição e o chaveamento do mata-mata:
Grupo A: Palmeiras, Porto (Portugal), Al Ahly (Egito); Inter Miami (EUA);
Grupo B: PSG (França); Atlético de Madrid (Espanha); Botafogo; Seattle Sounders (Austrália)
Grupo C: Bayern Munich (Alemanha); Auckland City (Nova Zelândia); Boca Juniors (Argentina) e Benfica (Portugal)
Grupo D: Flamengo, Esperance (Tunísia); Chelsea (Inglaterra); León (México)
Grupo E: River Plate (Argentina); Urawa Reds (Japão); Monterrey (México) Inter de Milão (Itália)
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan (Coreia do Sul) e Mamelodi (África do Sul)
Grupo G: Manchester City (Inglaterra), Wydad (Marrocos); Al Ain (EAU); Juventus (Itália);
Grupo H: Real Madrid (Espanha); Al Hilal (Arábia Saudita); Pachuca; Red Bull Salzburgo (Áustria)
Veja abaixo a lista de estádios do Mundial de Clubes de 2025 (Estádio - Cidade):
Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), Bank of America Stadium (Charlotte), TQL Stadium (Cincinnati), Rose Bowl (Los Angeles), Hard Rock Stadium (Miami), GEODIS Park (Nashville), MetLife Stadium (Nova Jesey), Lumen Field (Seattle), , Camping World Stadium (Orlando), Inter&Co Stadium (Orlando), Lincoln Financial Field (Filadélfia), Audi Field (Washington, D.C.)
A competição é uma criação do presidente da FIFA, Gianni Infantino, que promoveu pela primeira vez a ideia de um Mundial de Clubes com 32 equipes em 2016.
Entre 1960 e 2004, os campeões da Europa e da América do Sul se reuniram para disputar a Copa Intercontinental, até que essa competição se transformou no Mundial de Clubes da FIFA, um torneio de sete equipes que envolve os campeões das seis confederações continentais da FIFA e uma equipe do país anfitrião, realizado a partir de 2005.
A FIFA havia planejado lançar a versão ampliada do torneio, inicialmente com 24 equipes, em 2021 na China, mas a pandemia da covid-19 adiou os planos. Em junho de 2023, a FIFA confirmou que lançaria um Mundial de Clubes com 32 equipes nos Estados Unidos em 2025, programando o torneio para um período de quatro semanas.