Botafogo conquista o titulo de campeão do Brasileirão

O ano já era histórico depois da conquista da Libertadores. Agora, se transformou em uma raridade no futebol. Neste domingo, o Botafogo venceu por 2 a 1 o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, com gols de Savarino e Gregore - William Gomes descontou - e conquistou o terceiro título de campeão do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo terminou o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais do que o vice-campeão Palmeiras. O time somou 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e sofreu 29 gols, sendo a melhor defesa. O São Paulo ficou em sexto lugar, com 59 pontos.

Ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo igualou a marca do Santos de Pelé em 1962 e 1963 e do Flamengo em 2019.

O jogo não teve qualquer problema para o Botafogo. O time dependia apenas de um empate para ser campeão sem depender do resultado do Palmeiras. O mínimo de tensão acabou aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Savarino fez um gol com a marca do Botafogo. Marlon Freitas roubou a bola no campo de ataque, passou para Igor Jesus que deixou o camisa 10 livre para abrir o placar.

O São Paulo demonstrou pouquíssimo interesse no jogo. Ainda assim, no segundo tempo, William Gomes aproveitou uma falha de Marlon Freitas para empatar o jogo aos 17 minutos. A partir desse momento, os dois times passaram a arriscar muito pouco. Até que, nos acréscimos, Gregore, um símbolo da capacidade física do Botafogo, roubou a bola em uma saída errada de Jandrei e Santi Longo e finalizou para garantir a vitória e sacramentar a conquista.

SUPERCOPA

Com o título brasileiro, o Botafogo também garantiu a participação na Supercopa em 2025. O adversário na disputa pela taça será o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. O jogo será no dia 2 de fevereiro, no Mangueirão, em Belém.

O Botafogo, agora, volta suas atenções para a Copa Intercontinental. Na quarta-feira, o time pega o Pachuca, em Doha, pelas quartas de final da competição. O vencedor do confronto pega o Al Ain, dos Emirados Árabes, na semifinal. O Real Madrid já está garantido na final.

ÚLTIMA RODADA

Grêmio 0x3 Corinthians, Atlético Mineiro 1x0 Athlético Paranaense, BahIa 2x0 Atlético Goianiense, Flamengo 2x2 Vitória, Botafogo 2x1 São Paulo, Palmeiras 0x1 Fluminense, Bragantino 5x1 Criciúma, Fortaleza 3x0 Internacional, Cuiabá 1x2 Vasco da Gama e Juventude 0x1 Cruzeiro.   

O Botafogo conquistou o título de campeão somando 79 pontos contra 73 do Palmeiras o vice-campeão. Ambas as equipes estão  na Copa Libertadores da America de 2025, juntamente com Flamengo (70), Fortaleza (68), internacional (65), São Paulo (59). Na pré-Libertadores estarão Corinthians (56) e Bahia (53). 

Para a Copa Sul-Americana se classificaram Cruzeiro (52), Vasco da Gama (50), Vitória (47), Atlético Mineiro (47), Fluminense (46) e Grêmio (45).

Sem conquistar lugar em competições internacionais, do rebaixamento escaparam os times do Juventude de Caxias do Sul (45) e o Bragantino (44). 

Foram rebaixados os times Athlétco Paranaense (42), Criciúma (38), Atlético Goianiense (30) e Cuiabá (30).

Categoria:Esportes