Gaza: Extermínio de uma Geração (por Liliana Medeiros)
Publicada em: 30/05/2025 11:16 - Artigos
Mais de 50 mil crianças mortas ou feridas em menos de 8 meses. Este é o saldo brutal da ofensiva israelense na Faixa de Gaza, onde crianças representam 44% das vítimas fatais – quase 19 mil mortas até abril de 2024 . A cada 10 minutos, uma criança perdia a vida no auge dos bombardeios .
### Dados que Escancaram a Carnificina:
▶ Morte em Massa: em apenas um dia após a retomada dos ataques em março de 2025, 174 crianças foram executadas – um dos dias mais letais do conflito .
▶ Fome como Arma: 23 crianças morreram de desnutrição aguda até março de 2024. Hoje, 1 milhão enfrentam "níveis catastróficos de fome", com 70% do norte de Gaza à beira da inanição .
▶ Rastro de Trauma:17 mil crianças estão desacompanhadas ou separadas das famílias. Sobreviventes carregam amputações, doenças e cicatrizes psicológicas irreparáveis .
### Comparação que Envergonha a Humanidade:
O número de crianças mortas em 4 meses em Gaza superou o total de mortes infantis em todasas guerras globais entre 2019 e 2022 (12.300 vs. 12.193) . Para o presidente da Federação Palestina no Brasil, Ualid Rabah, a proporção é 16,5 vezes maior que o extermínio nazista em Auschwitz.
### Silêncio Cúmplice:
Apesar de a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenar que Israel "prevenha atos de genocídio", os ataques continuaram. 80% das escolas e 50% dos hospitais foram destruídos, condenando sobreviventes a um futuro sem infraestrutura básica.
"Quantos corpos infantis serão necessários para a comunidade internacional agir?", questiona Edouard Beigbeder, diretor regional da UNICEF .
Enquanto líderes globais hesitam, Gaza enterra sua próxima geração. Restam escombros, corpos pequenos sem nome, e um mundo que assistiu – e permitiu.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site.
Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.