Tocando Agora: ...

MUNDIAL DE CLUBES - Inter Miami quebra a invencibilidade europeia de doze anos

Publicada em: 19/06/2025 17:46 - Esportes

Desde 16 de dezembro de 2012, um time de outro continente não sabia o que era vencer uma equipe europeia em jogos oficiais. O feito do Inter Miami ao superar o Porto, por 2 a 1, além de quebrar esse jejum, é inédito, já que um representante da América do Norte jamais havia vencido europeus em torneios oficiais organizados pela Fifa. O mais perto disso acontecer foi em 2000, quando, na disputa do 3º lugar, Real Madrid e Necaxa empataram por 1 a 1, e os mexicanos venceram nos pênaltis.

Antes do Inter Miami, o último triunfo de uma equipe de outro continente sobre os europeus foi do Brasil. No Mundial de 2012, o Corinthians, em atuação histórica do goleiro Cássio e precisão do artilheiro Paolo Guerrero, fez 1 a 0 sobre os ingleses do Chelsea e ficou com a taça.

Depois disso, Grêmio (2017), Flamengo (2019), Palmeiras (2021) e Fluminense (2023) tiveram oportunidades de quebrar esse tabu sem sucesso. E, na atual edição da Copa do Mundo de Clubes, o Palmeiras já havia empatado com o próprio Porto, e o Fluminense ficou no 0 a 0 contra o Borussia Dortmund.

Para quebrar o tabu do Brasil ou mesmo da América do Sul, há mais seis encontros marcados ainda na fase de grupos. Nesta quinta-feira, o Botafogo vai encarar o PSG, atual campeão da Champions League. Dois jogos estão marcados para a próxima sexta: Flamengo x Chelsea e Boca Juniors x Bayern de Munique. Na semana que vem, o Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid, e o River Plate terá a Internazionale pela frente.

O JOGO

Lionel Messi apareceu no Mundial de Clubes. O argentino liderou a virada do Inter Miami-EUA sobre o Porto-POR, nesta quinta-feira, por 2 a 1, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Com o resultado, o time norte-americano foi a quatro pontos e assumiu a segunda posição no Grupo A, atrás do Palmeiras. O time brasileiro inclusive é o rival do Inter Miami na última rodada da fase de grupos. Um empate entre as equipes classifica norte-americanos e brasileiros. Porto e Al Ahly-EGI têm um ponto e estão na terceira e quarta posições, respectivamente.

O Inter Miami entrou em campo sabendo que apenas a vitória permitiria ao time seguir sonhando com a classificação. Encarregado de comandar a equipe norte-americana, Messi buscava o jogo desde o início, mas logo viu seu plano ser frustrado após Noah Allen derrubar João Mário na área. O VAR revisou a jogada e marcou pênalti, que Samu Aghehowa bateu para abrir o placar aos 7 minutos do primeiro tempo.

Com a vantagem no placar, o Porto passou a diminuir o ritmo e adotou uma postura mais cautelosa, apostando nos contra-ataques. O Inter Miami, por sua vez, desperdiçou mais uma grande oportunidade com Suárez, que recebeu um bom passe de Messi aos 18 minutos, mas não conseguiu finalizar com precisão. Os portugueses ainda estiveram muito perto de ampliar a vantagem aos 38, quando Falcón salvou em cima da linha um chute de Mora, e novamente aos 43, quando Varela acertou a trave em finalização perigosa.

No segundo tempo, o time norte-americano voltou ainda mais disposto em campo. E foi recompensado logo no primeiro minuto, quando Segovia apareceu na área e completou cruzamento da direita para empatar.

O Inter Miami seguiu melhor em campo, com Messi comandando a equipe desde a intermediária defensiva até o ataque. E o camisa 10 mostrou o quanto é decisivo. Aos 8 minutos, ele sofreu falta na entrada da área. O próprio Messi cobrou para virar o placar.

O Inter Miami agora recebe o Palmeiras, na última rodada, dia 22, às 22h. No outro jogo da chave, o Porto encara o Al Ahly, no mesmo dia e horário.

✅ FICHA TÉCNICA
INTER MIAMI 2 X 1 PORTO
2ª RODADA - MUNDIAL DE CLUBES

🗓️ Data e horário: quinta-feira, 19/6/2025 - 16h
📍 Local: Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta (EUA)
🥅 Gols: Samu Aghehowa (POR); Segovia e Messi (MIA)
🟨 Cartões amarelos:
🔴 Cartão vermelho: -
🟨 Árbitro: Cristian Garay (Chile)
🚩 Assistentes: Miguel Rocha (Chile) e Jose Retamal (Chile)
🏁VAR: Juan Lara (Chile)

⚽ ESCALAÇÕES

INTER MIAMI (Técnico: Javier Mascherano)
Ustari; Fray, Weigandt, Falcón e Allen; Busquets, Cremaschi, Allende e Segovia; Messi e Suárez.

PORTO (Técnico: Martín Anselmi)
Claudio Ramos; Martim Fernandes, Zé Pedro e Marcano; João Mário, Varela, Gabri Veiga e Francisco Moura; Fábio Vieira, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.

 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...