Com a desvantagem no placar, o Tricolor de Laranjeiras aumentou a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar a marcação do Cruzeiro. A equipe carioca trocava passes no meio-campo, mas não levava perigo ao gol defendido por Cássio. A primeira finalização do Flu com direção ao gol ocorreu apenas aos 40 minutos, quando Thiago Silva cabeceou fraco e facilitou a defesa do goleiro adversário.
No segundo tempo, o cenário se inverteu. O Flu dominou as ações ofensivas, pressionou o Cruzeiro no campo de defesa e criou várias chances de gol, mas parou em uma grande atuação de Cássio. O goleiro fez pelo menos quatro defesas difíceis e ainda contou com a sorte em finalizações que explodiram no travessão ou passaram raspando. Serna, Lima, Thiago Silva e Freytes estiveram perto de descontar, mas o placar permaneceu inalterado.
Apesar da pressão, o Cruzeiro manteve a postura defensiva sólida, bloqueando os avanços do Fluminense e aproveitando os contra-ataques para tentar o terceiro gol. Kaio Jorge, antes de sair machucado, e Matheus Pereira levaram perigo em jogadas rápidas, mas Fábio conseguiu conter o avanço mineiro em duas oportunidades.
A partida também marcou a despedida do atacante Jhon Arias, ídolo da torcida tricolor, que está de saída para o Wolverhampton, da Inglaterra.
Para terça feira está marcado o jogo Grêmio x Fortaleza (19h30-MS).
Na noite de ontem houve os jogos Palmeiras 1x1 Mirassol, Ceará 0x1 Corinthians, Santos 1x0 Flamengo, Botafogo 0x0 Vitória, Bragantino 2x2 São Paulo.
E ainda não há datas marcadas para a realização dos jogos Atlético Mineiro x Sport Recife, Bahia x Internacional e Juventude x Vasco da Gama.
O Cruzeiro passou onze anos sem ser líder do Campeonato Brasileiro. Mas, após edições de muitas dificuldades, um rebaixamento e três anos fora da elite, o clube voltou a ser ponteiro.
A liderança da competição é do Cruzeiro com 30 pontos contra 27 do Flamengo, depois aparecem Bragantino (27), Bahia (24), Palmeiras (23), Botafogo (22),
Fluminense (20), Atlético Mineiro (20), Corinthians (19), Ceará (18), Mirassol (18), Grêmio (16),
Santos (14), Internacional (14), Vasco da Gama (13, São Paulo (13),
Vitória (12), Juventude (11), Fortaleza (10), Sport Recife (3)