O Flamengo venceu o Atlético Mineiro, por 1 a 0, no domingo, no estádio do Maracanã, pela 17ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Léo Ortiz aos 30 minutos do segundo tempo, após cobrança de falta de Luiz Araújo.
Com a vitória, o time carioca chegou a 36 pontos em 16 jogos e assumiu a liderança da competição, superando o Cruzeiro, que tem 34 pontos em 17 partidas. O Atlético, por sua vez, caiu para a 13ª posição, com 20 pontos em 16 jogos.
O jogo começou equilibrado, com o Galo criando as principais chances no primeiro tempo. Rony chegou a chutar para o gol sem goleiro, mas o zagueiro Varela salvou em cima da linha. Outra oportunidade perigosa foi de Scarpa, que acertou o travessão. O Flamengo não teve chances claras na etapa inicial, apesar de ter um pênalti anulado após revisão do VAR.
No segundo tempo, o jogo seguiu com poucas chances e mais disputas pelo meio-campo. O Rubro-Negro conseguiu aproveitar o jogo aéreo para marcar o gol da vitória. Aos 30 minutos, Luiz Araújo cobrou falta no meio da área e Léo Ortiz subiu alto para cabecear e balançar as redes do goleiro Éverson. Após o gol, o Flamengo controlou o ritmo da partida e não sofreu ameaças.
CRUZEIRO
O Ceará venceu o Cruzeiro por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). A equipe cearense saiu atrás no placar, mas virou com dois gols de cabeça de Antonio Galeano, aproveitando falhas defensivas e cobranças de escanteio. Kaio Jorge havia aberto o placar em favor do Cruzeiro.
A derrota tira a Raposa da liderança, enquanto o Ceará se afasta da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Cruzeiro segue com 34 pontos e o Flamengo chegou a 36.
SÃO PAULO x FLUMINENSE
O São Paulo venceu o Fluminense, por 3 a 1, no fim da tarde deste domingo , no estádio Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista foi superior durante os 90 minutos, criou mais chances e contou com gols de Arboleda, Ferreirinha e Gonzalo Tapia para confirmar a vitória. Samuel Xavier fez o único gol do time carioca.
O resultado levou o Tricolor Paulista aos 22 pontos, agora em oitavo lugar, enquanto o Fluminense, com 20 pontos, caiu para a 11ª posição.
A equipe comandada por Hernán Crespo abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Arboleda, aos 24 minutos, de cabeça, após cruzamento de Luciano. O próprio camisa 10 teve chance de ampliar, mas parou em Fábio na cobrança de pênalti aos 41 minutos. O Fluminense finalizou apenas uma vez na etapa inicial e não levou perigo ao goleiro Rafael.
No segundo tempo, o São Paulo ampliou aos 13 minutos. Ferreirinha iniciou o contra-ataque pela esquerda, tocou para Marcos Antônio, que devolveu o cruzamento na medida para o atacante cabecear firme no canto. O Fluminense respondeu com Samuel Xavier, que acertou belo chute da entrada da área aos 32 minutos e diminuiu o placar.
Nos acréscimos, Tapia fechou a conta. Ferraresi desarmou Guga e lançou o atacante chileno, que invadiu a área e bateu alto, sem chance para Fábio. O São Paulo ainda teve um gol anulado de Luciano por toque no braço e desperdiçou outras boas oportunidades.
A RODADA
A décima-sétima rodada do campeonato brasileiro de futebol começou no sábado com Mirassol 1X1 Vitória, Fortaleza 3x1 Bragantino, Botafogo 1x1 Corinthians, Sport Recife 2x2 Santos e Palmeiras 1x0 Grêmio.
Neste domingo os jogos foram São Paulo 3x1 Fluminense, Cruzeiro 1x2 Ceará, Internacional 1x1 Vasco da Gama, Bahia 3x0 Juventude e Flamengo 1x0 Atlético Mineiro.
CLASSIFICAÇÃO
Após 17 rodadas a classificação do campeonato brasileiro de futebol é liderada pelo Flamengo, com 36 pontos ganhos, time seguido por Cruzeiro (34), Palmeiras (32), Bahia (28), Bragantino (27), Botafogo (26),
Mirassol (25), São Paulo (22), Ceará (21), Internacional (21), Corinthians (21), Fluminense (20),
Atlético Mineiro (20), Grêmio (17), Vitória (17), Vasco da Gama (17).
Santos (150, Fortaleza (14), Juventude (11) e Sport Recife (5).