Tocando Agora: ...

Aeroporto de Dourados ganha aval da Anac para receber voos comerciais

Publicada em: 04/08/2025 05:23 - Dourados

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, localizado em Dourados, pode voltar a receber voos comerciais após 26 meses fechado para esse tipo de operação. O aval ocorreu através de portaria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) reclassificando o aeroporto para Categoria AP-1.

Fechado em maio de 2021 para reconstrução da pista, o aeroporto retomou atividade no final do ano passado, mas apenas para táxi aéreo e aviação comercial através de aeronaves particulares.

 

Assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária Marcos Roberto Eurich e publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, a portaria 17.494, de 21 de julho de 2025 é considerada pela prefeitura como o passo mais importante para a retomada de voos comerciais. 

Em maio, a Latam começou a vender passagens para três frequências semanais entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a partir de oito de setembro.   

“Esse foi o passo mais importante em todo processo que iniciamos em janeiro para recolocar a cidade na rota dos voos comerciais diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos”, comemorou o secretário municipal de Serviços Urbanos Luís Roberto Martins de Araújo. 

Entretanto, segundo a prefeitura, ainda falta a aprovação do PSA (Plano de Segurança Aeroportuário), considerado o último obstáculo para a homologação definitiva do aeroporto. Essa parte é coordenada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), estatal federal também vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos e que administra o espaço. 

Conforme o secretário, o projeto foi elaborado por técnicos da aviação civil e encaminhado para avaliação do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), mas o órgão federal pediu novos documentos. “A aprovação do PSA deve ocorrer nos próximos dias e não nos preocupa porque a etapa mais difícil e também mais esperada era a reclassificação, que foi superada com a publicação da portaria”, disse Luís Roberto.   

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...