Neste Dia dos Pais, investigamos o fenômeno mais misterioso desde o sumiço da meia perdida na máquina de lavar: o Pai Brasileiro Médio. Segundo estudo inédito do Instituto Vem Que Tem (IQVT), nossos heróis de bermuda listrada e chinelo de dedo são fabricados em laboratórios secretos na Zona Leste usando:
1. 3 xícaras de café requentado;
2. Um pacote de piadas ruins ("Tá de castigo ou veio me visitar?");
3. 47% de preocupação não verbalizada.
O GRANDE DILEMA:
Enquanto o comércio empurra "kits sobrevivência paterna" (gravata inflável + cupom de desconto para soneca), pais reais foram flagrados em habitats naturais:
- Atrás da churrasqueira: onde transformam linguiça em carvão com maestria. "É arte, não incompetência", defendeu um, sob nuvem de fumaça.
- No sofá: posição "controle remoto em uma mão, celular no modo vibra silencioso na outra".
- No WhatsApp: enviando memes do Faustão 24h após o pedido de ajuda da esposa: "Você comprou o pão?".
CELEBRIDADES ENTRAM NA POLÊMICA:
Lula gravou vídeo dizendo "Pai é quem cria... ou pelo menos tenta". Bolsonaro respondeu com live segurando um berrante: "Pai que é pai não usa máscara de oxigênio emocional!". Neymar postou story com barco novo #PresenteDeDiaDosPais ("Obrigado, filhinhos!").
O LADO OBSCURO:
A tradição do "telefonema obrigatório" entrou em colapso. "Liguei pro meu pai, ele atendeu falando 'Alô? Tô no Serasa, me liga depois!'", relatou um filho traumatizado. Psicólogos alertam: presente de meia é gatilho para crise existencial paterna ("Por que não cueca? Cadê meu protagonismo?").
FUTURO DA PATERNIDADE:
Startups lançam app "Pai 4.0":
👉 Botão "Concordo" automático pra mãe;
👉 GPS pra achar chaves perdidas;
👉 Gerador de desculpas pra reunião de escola ("Infelizmente serei atacado por abelhas nesse dia").
VERDADE ETERNA:
Por trás da cara de sono e do "peraí que vou ver no aplicativo do Nubank", existe um ser que trocaria todas as ferramentas do mundo por um "valeu, velho" não-ironico. Mas segue fingindo que prefere a caixa de ferramentas.
FIM... ou não?
Amanhã, 99% dos pais estarão:
a) Comendo sobras do bolo;
b) Tentando devolver a meia extraviada;
c) Questionando se geraram filhos ou débitos fiscais.
P.S.: Aos pais que viraram mães, avós, tios-avôs, cachorros e postes de luz... parabéns pelo seu dia! O resto é lucro. Ou prejuízo. Depende do IPCA.