Tocando Agora: ...

UFGD realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS em Dourados

Publicada em: 02/09/2025 13:57 -

 

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), da Rede Ebserh, realizou na última sexta-feira (29) a primeira cirurgia bariátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Dourados. A cirurgia abre perspectivas para os pacientes e novos procedimentos já devem ser realizados em setembro e que 100 procedimentos sejam realizados por ano no hospital universitário.

A primeira paciente a passar pelo procedimento foi Cláudia Barros, que na segunda-feira (1), comemorou seu aniversário de 45 anos com um presente especial: o início de uma nova etapa de vida. Ela pontuou que a cirurgia representa a realização de um sonho e que levará saúde à ela.

Atendimento

O procedimento contou com uma equipe multiprofissional do HU-UFGD/Ebserh, envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde. A psicóloga Maiara da Silva, que acompanhou a paciente desde o início do processo, ressaltou a importância desse cuidado integrado.

“Eu trabalho na clínica cirúrgica e faço o acompanhamento dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica no ambulatório. É muito importante esse trabalho, essa é a primeira paciente que estava apta a fazer a cirurgia”.

O cirurgião responsável, Marcos Alexandre de Souza, destacou que a realização da cirurgia é um marco para o HU-UFGD/Ebserh, para Dourados e para toda a macrorregião.

“A importância dessa cirurgia aqui para Dourados e toda a macrorregião é que é uma grande conquista para a gente, porque a cirurgia bariátrica hoje ainda é muito deficitária no Sistema Único de Saúde. (…) Eu acredito que isso é uma grande conquista, é uma porta que se abre para os pacientes que dependem do SUS aqui em Dourados e toda a macrorregião”.

Ele reforçou ainda o empenho da equipe durante o processo. “Os principais aprendizados, que é um desafio, foi um desafio muito grande chegar até aqui, mas com muito empenho da equipe, todo mundo vestiu a camisa. (…) O procedimento foi realizado com sucesso, não teve nenhuma intercorrência”.

Perspectivas

O início das cirurgias bariátricas em Dourados ocorre em um cenário nacional de alerta para a obesidade. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 31% da população adulta brasileira deve estar obesa até o fim deste ano, colocando o Brasil entre os países mais afetados pela doença.

O HU-UFGD/Ebserh prevê a realização de cerca de 100 cirurgias bariátricas por ano, utilizando a técnica por videolaparoscopia, considerada menos invasiva. A expectativa é de que novos procedimentos já sejam realizados em setembro.

“A gente não tem outros marcados, mas nós estamos terminando o processo dos pacientes, terminando o período pré-operatório para trazer esse paciente com segurança. A gente acredita que ainda esse mês de setembro a gente consiga fazer mais uns dois ou três procedimentos”, concluiu o cirurgião Marcos Alexandre.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...