Tocando Agora: ...

Queda de avião mata quatro pessoas, incluindo arquiteto chinês de renome internacional

Publicada em: 24/09/2025 20:12 -

Uma tragédia aérea foi registrada no fim da tarde desta terça-feira (23) na região da fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, região do Pantanal. Uma aeronave de pequeno porte caiu logo após uma tentativa de pouso, resultando na morte de quatro pessoas.

Segundo informações iniciais, o avião seria um Cessna Aircraft 175, de prefixo PT-BAN, fabricado em 1958. O piloto era o proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, paulista que atuava na região com serviços de táxi aéreo. Ele deixa dois filhos, Hugo e Gael.

Testemunhas relataram ao site O Pantaneiro que o piloto teria tentado uma arremetida — manobra em que a descida para pouso é interrompida e a aeronave retoma altitude. No entanto, o avião perdeu sustentação pouco depois, caiu e explodiu. Os corpos foram carbonizados.

Entre as vítimas estava o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura paisagística mundial. Conhecido como o criador do conceito de “cidades-esponja”, ele já desenvolveu projetos em mais de 70 cidades, transformando áreas urbanas em espaços mais resilientes às enchentes. Yu era doutor pela Universidade Harvard e consultor do governo chinês. No Brasil, participava da Bienal de Arquitetura e tinha compromisso no Pantanal para conhecer a região.

Quatro pessoas morreram em queda de avião no Pantanal de Aquidauana nesta terça-feira (23) | (reprodução)

As outras duas vítimas brasileiras foram identificadas como Luiz Fernando, documentarista especializado em projetos de não-ficção, e Rubens Crispim Jr., diretor de fotografia e cinema. Ambos acompanhavam a visita do arquiteto.

A delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), confirmou as mortes. “Foram quatro óbitos, sendo três brasileiros e um chinês. As equipes do Dracco e do Icaro já estão em deslocamento para apurar a dinâmica do acidente”, informou.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estão a caminho do local, de difícil acesso. A área foi isolada para facilitar o trabalho de resgate e a investigação. A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi acionada e deve auxiliar na apuração das causas da queda.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...