Câmara Municipal de Dourados prepara Concurso Público

A Câmara Municipal de Dourados acatou decisão judicial e prepara concurso público. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa de Leis, Laudir Munaretto (MDB). Atualmente o quadro de servidores comissionados chega a quase 80% e com a realização do certame a expectativa é que caia para 60%.

O quantitativo de vagas e escolaridade ainda será definido pela Câmara. Laudir tomou posse como vereador e assumiu a presidência em janeiro deste ano. Em maio a justiça acatou pedido do promotor de justiça Ricardo Rottuno, que requereu redução no número de servidores nomeados em cargos de confiança e a realização de concurso.

A ação movida pelo promotor foi um desdobramento de inquérito instaurado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) em 2012. Na época foi constatado que o quadro de servidores da Câmara era composto 79,26% de comissionados e apenas 20,74% de efetivos. Na ação, o promotor destacou que a situação "se arrasta até os dias atuais".

A Câmara chegou a realizar concurso público em novembro de 2015, no entanto, todas as fases foram canceladas do processo seletivo. Em março de 2016, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) havia suspendido o concurso. O processo apresentou diversas irregularidades, segundo a denúncia do Ministério Público.

Dentre elas, o MPE apresentou a nulidade do procedimento licitatório por inexigibilidade de licitação que deu origem à contratação de uma empresa para realizar o processo. Também não foram inseridas questões idênticas para os diferentes turnos de aplicação da prova; ausência de prova prática para o cargo de advogado, diferente do que ocorreu com os cargos de motorista e agente de segurança; e ausência de razoabilidade e segurança jurídica no que se refere à análise dos recursos interpostos em desfavor do resultado do teste de aptidão física para o cargo de agente de segurança.

Na época o presidente da Câmara era Idenor Machado. Depois dele passaram pelo cargo Daniela Hall e Alan Guedes. Ambos chegaram a anunciar retomada do concurso, mas nada disso aconteceu. Agora sobrou para Laudir Munaretto a missão de retomar o processo.

Plano de carreira A Câmara também prepara projeto para atender o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). A proposta ainda será encaminhada para votação dos vereadores nas próximas semanas. O plano será implantado por meio de Lei Municipal Complementar e irá estabelecer a realização do concurso público para preenchimento de cargos do quadro de servidores efetivos da Casa.

"O projeto ainda pode sofrer alterações, mas está bem encaminhado para que até o fim deste ano já tenhamos a maioria das etapas concluídas. Temos cargos atualmente que dentro das atividades da Casa não se aplicam mais e outros que se tornaram necessários de serem implantados para um melhor desenvolvimento das atividades", explicou o procurador geral da Casa, Leandro Luiz Belon.

 

Categoria:Dourados