Matrículas para aprovados em medicina na UFGD começam no dia 9 de maio

Os 40 estudantes aprovados no Vestibular 2021 da Universiade Federal da Grande Dourados (UFGD) para o curso de Medicina estão sendo chamados para realizar sua matrícula nos dias 9 e 10 de maio, com o início das aulas previsto para 4 de julho de 2022. O edital de convocação para matrícula  está publicado na página do Vestibular 2021.

As matrículas serão on-line e, para isso, os aprovados devem ler muito atentamente o edital de convocação e enviar a documentação correta para a secretaria do curso, pelo e-mail matricula.fcs@ufgd.edu.br.

Os estudantes que optaram por vaga reservada para candidatos com renda menor que 1,5 salário mínimo, para pessoa com deficiência (PcD) ou para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas devem ler o edital com atenção redobrada, para enviar a documentação correta às comissões responsáveis, dentro do prazo. A lista de documentos necessários para comprovar cada tipo de vaga reservada consta do Edital de Divulgação 98/2021 da PROGRAD.
 

ATRASO NA CHAMADA

No Processo Seletivo Vestibular do ano de 2021, a UFGD ofereceu 40 vagas para o curso de Medicina, com a entrada dos alunos no segundo semestre letivo. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus diversas alterações foram feitas nos calendários acadêmicos de 2020 e 2021.

Em 20 de maio de 2021, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC/UFGD) aprovou a suspensão do segundo semestre letivo de 2020. Essa foi a alternativa encontrada para que, em julho de 2021, se pudesse iniciar o primeiro semestre letivo de 2021.

Em especial para o curso de Medicina, a pandemia implicou em muitas dificuldades, já que a partir do quinto semestre os estudantes realizam grande parte dos componentes curriculares em laboratórios e por meio de atividades práticas – que não poderiam ser ministrados de forma remota. O distanciamento obrigatório nas salas de aula também implicou na redução do tamanho das turmas. Essas situações acarretaram em atraso maior nas chamadas de ingresso para o curso.

Em 25 de junho de 2021, a UFGD publicou nota explicando que os aprovados do curso de Medicina seriam chamados para matrícula apenas em 2022, com convocações a partir de dois meses antes do início das aulas. Como o Calendário Acadêmico 2022 foi publicado em 27 de abril, última quarta-feira, as chamadas tiveram início imediatamente.

Categoria:Dourados