Com mínimas de 4°C, onda de frio pode durar até 5 dias no Mato Grosso do Sul
A massa de ar polar que avança pelo Brasil segue derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, os termômetros devem marcar mínimas de 4°C em cidades da região de fronteira, como Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã.
A condição climática inspira cuidados com a saúde, por isso, na manhã desta segunda-feira (16), a Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre a onda de frio, que pode durar de três a cinco dias. “Atenção redobrada com crianças, idosos, animais domésticos e moradores de rua”, diz o aviso.
Previsões do tempo elaboradas pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam queda brusca na temperatura, de até 5°C abaixo da média, já a partir desta terça-feira (17), com as mínimas atingindo o pico na quarta-feira (18), especialmente nas regiões Sudoeste e Sul.
O frio deve ser mais intenso em municípios na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, como Antônio João, Aral Moreira, Laguna Carapã e Ponta Porã, que devem registrar 4°C de mínima na quarta-feira (18). Outras cidades como Amambai, Bela Vista, Porto Murtinho e Tacuru terão mínimas de 5°C. Nesses locais, as máximas vão de 17 a 19°C.
Dourados, Iguatemi e Mundo Novo terão termômetros oscilando entre 5°C e 19°C. Nas regiões Central e Pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 5 e 20ºC. Campo Grande deve ter variação entre 5 e 15°C. Já Corumbá, entre 7 e 22°C.
Na região Norte, são esperadas mínimas de 8ºC em Coxim, Pedro Gomes e Sonora. As máximas podem chegar a 21°C. No Leste, Brasilândia, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas devem registrar mínimas de 6°C e máximas de 19°C.
Alerta na palma da mão
Para evitar tragédias ocasionadas pela mudança do tempo em Mato Grosso do Sul, a Defesa Civil possui um sistema de alerta climático para celulares cadastrados. Quem quiser receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.
Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.