ONU marca Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
Este 21 de maio é o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, apoia diversos eventos chamando a atenção para a riqueza multicultural e o papel do diálogo nessa base para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.
Metas globais
As celebrações marcam 20 anos da criação do dia pela Assembleia Geral da ONU. A decisão teve como base a resolução sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável. O documento valoriza a ajuda cultural para atingir diferentes dimensões das metas globais.
O maior órgão deliberativo da ONU destaca o papel da diversidade natural e cultural do mundo e ressalta que culturas e civilizações podem contribuir e promover o desenvolvimento.
Para a Unesco, a comemoração deve ser uma oportunidade para compreender melhor os valores da diversidade cultural e prosseguir com os quatro objetivos da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais.
Adotada em 20 de outubro de 2005, A Convenção defende o apoio a sistemas sustentáveis de governança para a cultura, o equilíbrio no fluxo de bens e serviços do setor e o aumento da mobilidade de artistas e profissionais culturais.
A ONU destaca que a pandemia provou que o setor cultural e criativo possui grande valor para gerar coesão social, como recurso educacional ou para promover o bem-estar pessoal em tempos de crise.
Paz
A agência sublinha que o período crítico da Covid-19 também minou o potencial do setor para gerar crescimento econômico. O campo cultural representa 3,1% do Produto Interno Bruto global e 6,2% da força de trabalho.
Com pelo menos três quartos dos principais conflitos caracterizados por uma dimensão cultural, a Unesco defende a urgência de se criar mais pontes entre culturas em favor da paz, da estabilidade e do desenvolvimento.
Com a divulgação de meios de comunicação e Tecnologias de Informação e Comunicação aliada a uma maior aceitação e reconhecimento da diversidade cultural, a agência destaca que haverá maior diálogo, respeito e compreensão entre civilizações e culturas.