Obras atrasam e aeroporto em Dourados ficará pronto apenas no final do ano

A liberação da operação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, deve ocorrer apenas no segundo semestre. Na quinta-feira (9/2), uma vistoria foi feita no local com a presença de integrantes do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, responsável pelas obras através do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção). 

O local está fechado desde maio de 2021 e prestes a completar dois anos sem funcionamento. 

O trabalho relacionado à Fase A, ou Fase Operacional, atingiu 93% e deve ser concluído até abril. A obra total, porém, está em 73%.

“No ano passado, tivemos um ano atípico em relação às chuvas. Se somarmos todo o tempo em que não pudemos caminhar com a obra por isso, são três meses. Mesmo assim, estamos dentro do cronograma”, disse o coronel Carlos Vasconcellos, responsável pelo andamento das obras.

Segundo esse planejamento, os serviços de instalação elétrica e dos auxiliares de navegação serão concluídos até o fim do primeiro semestre. Depois, os trâmites legais para o processo de homologação da ANAC e DECEA acontecem durante o segundo semestre do ano. 

“O trabalho mais difícil está feito e acreditamos que agora as condições climáticas nas próximas semanas sejam favoráveis para que a Engenharia do Exército possa seguir o cronograma que eles estipularam. Eles já atingiram quase ¾ da obra e devem nos entregar até o início do segundo semestre para seguirmos com o processo de homologação que só pode ser feito após essa etapa”, explicou o prefeito Alan Guedes. 

Atualmente, moradores de Dourados e região que precisam pegar voos, são obrigados a se deslocarem até Campo Grande ou Ponta Porã. 

Antes do fechamento, o Aeroporto Francisco de Matos Pereira era atendido pelas companhias aéreas Gol e Azul. Conforme relatado pela administração municipal em outras ocasiões, as duas empresas devem retomar os voos na cidade quando o local estiver operando. 

Uma outra empresa, a Latam, também deve inicar rotas na cidade, pelo menos essa é a previsão.

Categoria:Dourados