Dourados voltará a ter radares e lombadas eletrônicas

O trânsito em Dourados passa por modificações e até abril, a perspectiva é que a cidade conte com radares e lombadas eletrônicas espalhados em 40 pontos, tanto em bairros como na área central. A sinalização é estruturada por meio de um convênio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

De acordo com Cristhian Lelis, Gestor de Educação e Segurança  do Trânsito da Agetran, os pontos que possuem elevado índice de acidente ou costumam registrar condutores acima da velocidade tem sido priorizados, com base em levantamentos feitos pelas equipes da Agência. Outra situação avaliada é a concentração de pedestres nos locais.

“Os equipamentos estão sendo instalados principalmente onde costuma ter acidentes violentos e comportamento do condutor de assumir velocidade acima do que permite na via. Os controladores virão para conter essa velocidade nos trechos mais críticos, principalmente onde tem pedestres como em escolas, devido as crianças que por ali transitam”, explica.

Os aparelhos tinham sido tirados em agosto de 2019, devido ao fim do contrato com a empresa da época e a retirada em outubro de 2020.  A reinserção dos itens acontece em pontos que já possuíam os mesmos no ano de 2019 e em pontos novos, conforme a demanda existente no município, segundo a Agetran.

Na avenida Weimar Gonçalves Torres, próximo ao cruzamento com a rua Humberto Campos, em frente a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, uma lombada com limite de 30 km/h está sendo estruturada.

Nesse ponto, por exemplo, anteriormente já havia um equipamento deste formato.

Um ponto novo que contará com radar em Dourados é na avenida Marcelino Pires, próximo ao cruzamento com a rua Eulália Pires. O mesmo será instalado também na avenida Guaicurus, nas proximidades de um hipermercado e na avenida Lindolfo Lange, proximidades da rua Lázio.

Ainda conforme Cristhian Lelis, Gestor de Educação e Segurança  do Trânsito da Agetran, as lombadas terão limite de velocidade de 30 km/h, enquanto para os radares, o limite adotado será de 50 km/h, o que pode ser modificado para 40 km/h, o que dependerá da avaliação ‘caso a caso’ dos pontos.

Diante das constantes chuvas que tem sido registradas na maior cidade do interior do MS, a estruturação destes equipamentos tem sido afetada e, com isso, a previsão para a finalização desse processo é abril de 2023.

O gestor ressalta que antes que as lombadas e radares estejam em pleno funcionamento, uma campanha educativa será feita com a população, tendo em vista alertar sobre as modificações no trânsito e também como alerta para prevenção de acidentes.

“O objetivo é que o condutor passe a prezar por uma condução segura. Lembrando que não só ali onde está o radar, mas em todas a via deve observar o limite de velocidade, para se evitar imprevistos”, aponta Cristhian Lelis. 

 

Categoria:Dourados

Deixe seu Comentário