Escritor viaja com família para doar livro sobre MS a escolas e universidades

Além da kombi “Cordelteca”, espaço cultural literalmente itinerante com acervo de livros de cordéis criado pela cordelista Aurineide Alencar que circula pelo estado visitando escolas, feiras e eventos em diversas cidades, um outro veículo está percorrendo Mato Grosso do Sul para distribuir conhecimento. O historiador Wagner Cordeiro Chagas já passou por 20 cidades, nas quais deixou em 153 escolas e universidades, na forma de doação, exemplares do livro “Uma história política de Mato Grosso do Sul 1977-2022″. Até 2024 Wagner, que leva junto a esposa Ana Paula e filhas Ana Clara e Ana Luiza, pretende percorrer as 79 cidades e fazer o livro chegar às 348 escolas estaduais.

A ideia de escrever o livro nasceu quando Wagner, professor concursado da Rede Estadual de Ensino, fazia o mestrado em História na UFGD. “Nesse curso pesquisei sobre as eleições de 1982 pra governador de MS, a primeira direta por aqui. Mas, desde o ensino médio em escolas estaduais de Fátima do Sul eu despertei a curiosidade por esse tema”, relatou o escritor a O Progresso. “Como juntei vários documentos ao longo do mestrado resolvi fazer uma pesquisa com maior amplitude da criação de MS até os dias atuais” prosseguiu, assinalando que por ser servidor público efetivo do Estado não posso concorrer a verbas destinadas a cultura. A solução para tornar realidade o livro foi conseguir patrocinadores e fazer um empréstimo bancário. A importância do livro escrito por Wagner é que a obra preenche uma reconhecida lacuna no que tange à história do estado. "Sempre ouvi de muitos colegas professores de História reclamações quanto à falta de material referente a história de MS. Por isso o objetivo do livro é doar 1 para cada escola estadual das 79 cidades”, disse o historiador/esritor, que está, no ditado popular, “matando dois coelhos com uma cajadada só”: ‘Eu consegui unir o sonho de fazer este livro à curiosidade natural da minha condição de historiador que era conhecer as 79 cidades do nosso estado. E graças a Deus, estou conseguindo. Meu projeto é terminar em 2024″, afirmou.

O livro “Uma história política de Mato Grosso do Sul (1977-2022)” começou a ser escrito em 2015.Além de fontes jornalísticas, como matérias publicadas em O Progresso, Wagner utilizou-se dos inúmeros documentos disponíveis no Centro de Documentação Regional da UFGD e também de entrevistas realizadas com 4 ex-governadores: Wilson Barbosa Martins, Pedro Pedrossian, Zeca do PT e André Puccinelli.

“Meu objetivo com essa pesquisa sempre foi o de fazer um livro com linguagem acessível a um público: estudantes e professores do ensino básico das escolas de MS. Como já disse desde que comecei a lecionar, em 2009, percebi que faltava material a respeito da história sul-mato-grossense. Foi com isso em mente que me dedique a realizar essa pesquisa”, pontuou o historiador.

O livro discorre, no primeiro capítulo, de forma breve, a respeito da história do estado desde o período que era território exclusivamente indígena até a divisão de Mato Grosso, no dia 11 de outubro de 1977. Nos capítulos seguintes aborda os governos estaduais e seus feitos e a representação do Poder Legislativo a nível estadual e federal ao longo desses 45 anos de Mato Grosso do Sul. Como militante sindical da educação, Wagner dá ênfase também à luta dos servidores públicos nesse período e das lutas dos movimentos sociais indígenas, sem-terra e negros, entre outros. O livro “Uma história política de Mato Grosso do Sul 1977-2022” vai estar exposto na Tenda da Literatura do Festival de Todos os Povos (Festop), que acontece a partir de amanhã, 14, e se estende até domingo,16, na Praça Antonio João.

Sobre o autor
Wagner Cordeiro Chagas é mestre em História pela UFGD, professor de ensino básico na rede estadual em Fátima do Sul e historiador nas horas vagas. Tem curiosidade pela História de Mato Grosso do Sul, principalmente a História Política, desde os tempos de ensino médio, em 2001. É autor de 3 livros: “Política, História e Alguns Desabafos” (Ed. Seriema/2013), uma coletânea de artigos publicados na imprensa estadual desde 2008; “As eleições de 1982 em Mato Grosso do Sul” (Life/2016), resultado de sua pesquisa de mestrado; e, o atual “Uma história política de Mato Grosso do Sul 1977-2022”.

Fonte: douradosagora- por Rozembergue Marques

Categoria:Noticia ms