UFGD convida empresas para firmar parceria em atividades de extensão e cultura

Buscando aumentar as possibilidades de parcerias com empresas, associações e demais pessoas jurídicas, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) lançou recentemente um edital facilitando o contato com empresários, empreendedores e organizações da sociedade civil que queiram somar forças em ações de extensão ou de cultura.

Com a publicação do Edital PROEX 53/2023, fica estabelecido que qualquer organização privada com interesse em realizar parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD) deverá formalizar sua intenção preenchendo um formulário de inscrição e enviando uma declaração – modelo disponível no edital – via e-mail. Após a inscrição, a PROEX vai analisar a proposta e identificar potenciais parceiros dentro da universidade. O segundo passo é colocar em contato os representantes da universidade e a empresa que, juntos, vão desenvolver um plano de trabalho.

É importante salientar que a submissão da Proposta de Parceria não implica na sua aprovação imediata. Após a elaboração do plano de trabalho, há alguns trâmites internos na universidade, entre eles, a avaliação da Procuradoria Federal, para análise e aprovação do projeto. Por se tratar de uma parceria entre um órgão público e uma entidade privada, é estritamente necessário que seja celebrado um Acordo de Cooperação Técnica ou outro instrumento jurídico avaliado como mais adequado, sempre tendo como base o que está disposto na Lei 8.666/1993 e no Decreto 6.170/2007.

O QUE SÃO AÇÕES DE EXTENSÃO?

As ações de extensão da universidade são muitas e diversificadas, vão desde a realização de programas, projetos, eventos e cursos, até mutirões e doações a comunidades carentes. Professores, estudantes e técnicos administrativos da UFGD proporcionam cursos de capacitação para trabalhadores rurais e urbanos, atividades de ensino, cultura e lazer em bairros e escolas, projetos multidisciplinares em assentamentos e aldeias, consultorias e visitas técnicas em indústrias e empresas, entre outras atividades. Para consultar todas as ações de extensão que estão em desenvolvimento atualmente, acesse a página: https://portal.ufgd.edu.br/secao/acoes-de-extensao-proex/index.

No âmbito da cultura, a UFGD é regionalmente reconhecida como entidade que promove grandes shows, festivais, cursos e formações em diferentes expressões artísticas. Ao longo de 17 anos de história, a universidade trouxe a Dourados cantores e bandas de renome nacional, festivais de teatro, de música e de produção audiovisual. A UFGD também atua com projetos de esporte e lazer que já foram oferecidos no campus, nos bairros de Dourados e, até mesmo, em cidades vizinhas. Parcerias para ampliar essa atuação, levando ações culturais a diferentes públicos, também são bem-vindas.

Além dos projetos que já estão em andamento, a instituição tem o objetivo de aumentar o número de ações extensionistas em 2023. “Em observância à Lei Federal 13.005/2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), todos os cursos de graduação da universidade precisam oferecer pelo menos 10% de sua carga horária em ações de extensão. Assim, para se formar na faculdade, os estudantes obrigatoriamente precisam participar dessas ações e nosso objetivo é que a extensão seja uma oportunidade para os acadêmicos da UFGD tomarem conhecimento das reais necessidades da nossa sociedade e do mercado de trabalho. Também, por isso, a universidade conta com o apoio da iniciativa privada, para atingir esse objetivo”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lívia Gussoni Basile.

A UFGD espera que as empresas de Dourados e região possam somar forças aos projetos que já estão em andamento, mas que, também, possam propor novas parcerias. O lançamento do edital Edital PROEX 53/2023, além de tornar o processo mais transparente e acessível aos empresários, busca ampliar as oportunidades em que os estudantes da UFGD façam contato com as instituições privadas de Dourados e região, colocando a expertise dos professores, extensionistas e dos acadêmicos da universidade à disposição do mercado de trabalho e dos diferentes setores produtivos da região.

Categoria:Noticia ms