COPA SUL-AMERICANA Avassalador, Racing é campeão ao vencer o Cruzeiro
Deu Argentina na final da Copa Sul-Americana. O Racing derrotou o Cruzeiro por 3 a 1, na final da competição, que foi disputada em jogo único no Estádio General Pablo Rojas, o "La Nueva Olla", em Assunção, no Paraguai.
A equipe mineira não viu a cor da bola nos primeiros minutos da partida e sofreu três gols. O primeiro deles foi anulado depois de revisão recomendada pelo VAR. Aos 15, Martirena cruzou, a bola foi em direção ao gol, e Cássio não defendeu. Quatro minutos depois, Martínez fez o segundo dos argentinos.
Aos sete do segundo tempo, Kaio Jorge marcou para a Raposa, diminuindo a diferença. No último lance da partida, Roger Martínez fez o terceiro do Racing, ampliando o jejum de títulos internacionais o Cruzeiro, que vem desde o século passado.
Com o título, o Racing garante vaga na fase de grupos da próxima edição da Conmebol Libertadores e um lugar na Recopa, que será disputada em 2025. O Cruzeiro concentra as atenções no Campeonato Brasileiro, única maneira de se classificar para Libertadores do próximo ano (clique aqui e saiba mais).
Derrotado pelo Racing, por 3 a 1, o Cruzeiro fechou a participação naCopa Sul-Americana com cerca de R$ 28,8 milhões de premiação.
O montante foi somado pelas cotas distribuídas pela Conmebol conforme as fases disputadas ao longo da disputa. Se conquistasse o título, os valores ultrapassariam a casa dos R$ 50 milhões.
Sem levantar o troféu, o time mineiro ampliou o jejum de títulos internacionais, que já dura mais de 25 anos.
Em 1999, o Cruzeiro venceu uma competição internacional pela última vez. Em setembro daquele ano, a Raposa superou o River Plate, na Argentina, e levou a taça da Recopa, disputa entre os campeões da Libertadores e da Copa Conmebol de 1997. Por problemas de calendário, a decisão, que deveria ter acontecido em 1998, ocorreu somente no ano seguinte.