BRASILEIRÃO - Botafogo tropeça, Palmeiras vence e lidera
- Com empate o São Paulo garantiu a sua vaga na Libertadores -
O Palmeiras venceu o Atlético Goianiense, por 1 a 0, neste sábado, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Raphael Veiga, após uma jogada individual de Estêvão.
Com o triunfo, o Alviverde chegou a 69 pontos e agora aguarda o duelo contra o Botafogo, na terça-feira, no Allianz Parque, com a possibilidade de abrir três pontos de vantagem na liderança. O Dragão, já rebaixado, terá mais um desafio diante do Vasco no próximo sábado.
O jogo teve início equilibrado, com o Palmeiras tentando controlar as ações, mas o Atlético-GO se lançou ao ataque, sem conseguir criar grandes oportunidades. A primeira chance clara do Verdão veio aos 20 minutos, quando Estêvão fez uma bela jogada individual.
O atacante recebeu a bola no campo de ataque, avançou entre os defensores adversários e tocou para Veiga, que dominou com calma e bateu rasteiro no canto direito, sem chances para o goleiro Ronaldo.
Após o gol, o Verdão controlou a posse de bola e teve outras boas oportunidades, como uma finalização de Marcos Rocha aos 32 minutos. O lateral direito recebeu a bola dentro da área e, mesmo sem ângulo, arriscou um chute rasteiro, mas Ronaldo se esticou e fez uma boa defesa. O Atlético Goianiense respondeu, mas as investidas ofensivas foram ineficazes.
Aos 37 minutos, o time goiano fez uma substituição ofensiva, com a entrada de Luiz Fernando no lugar de Joel Campbell. No entanto, a pressão do Atlético-GO foi limitada. O Palmeiras, que já havia recuado um pouco para explorar os contra-ataques, teve mais uma chance com Gabriel Menino aos 23 minutos do segundo tempo, mas o chute do volante passou à direita do gol de Ronaldo. O time goiano continuou tentando, mas a defesa palmeirense se manteve sólida, sem permitir grandes sustos.
O Palmeiras ainda fez algumas alterações no segundo tempo, com a entrada de Caio Paulista e Aníbal Moreno, que ajudaram a manter o controle do jogo. Aos 43 minutos, Zé Rafael recebeu cartão amarelo por interromper uma arrancada de Campbell. No final do jogo, o Atlético-GO pressionou nos últimos minutos, mas sem sucesso, e o Palmeiras segurou a vitória.
BOTAFOGO
O Botafogo empatou com o Vitória em 1 a 1, no Nilton Santos, neste sábado e caiu para a vice-liderança do Brasileirão. O Palmeiras, que venceu o Atlético Goianiense, por 1 a 0 (nesta rodada) assumiu a ponta pelos critérios de desempate.
O gol do Vitória foi anotado por Alerrandro, ainda na primeira etapa. Os donos da casa chegaram ao empate, com gol contra de Wagner Leonardo. Com o resultado, o time de Artur Jorge chegou aos 70 pontos e agora é o 2º colocado do torneio. O Leão, por sua vez, é o 12º lugar, com 42 pontos.
Com a necessidade da vitória para assegurar a liderança do Brasileirão, o Botafogo começou o primeiro tempo demonstrando bastante nervosismo. E o Vitória aproveitou os espaços deixados para explorar os contra-ataques e atuou com segurança nos primeiros 45 minutos de partida.
Aos 19 minutos, Alerrandro aproveitou sobra da zaga, dominou dentro da área e finalizou cruzado para abrir o placar. Precisando do resultado, o time de Artur Jorge abusou de cruzamentos e não conseguiu ter o volume ofensivo característico dos demais jogos da equipe no Nilton Santos. A melhor chance para empatar aconteceu aos 39 minutos, com finalização de carrinho de Igor Jesus para grande defesa do goleiro do Leão.
O Botafogo promoveu três mudanças no intervalo e voltou com mais intensidade na busca pelo empate. A equipe de Artur Jorge chegava com bastante volume à área ofensiva e teve boas chances para fazer o gol com Tiquinho Soares e Almada, logo nos primeiros minutos. Matheus Martins, que saiu do banco de reservas, também quase marcou, aos 13 minutos.
A pressão deu resultado e, aos 42 minutos, o camisa 37 cruzou para Tiquinho Soares, que buscou o cabeceio. A bola desviou em Wagner Leonardo e matou qualquer reação de Lucas Arcanjo. Os donos da casa foram para cima para buscar a virada, mas ficou nisso: 1 a 1, no Nilton Santos.
TRIGÉSIMA QUINTA RODADA
A trigéssima quinta rodada já teve Botafogo 1x1 Vitória, Atlético Goianiense 0x1 Palmeiras, Juventude 1x1 Cuiabá, São Paulo 2x2 Atlético Mineiro.
Nete domingo, 15h-MS teve Internacional x Bragantino, Bahia x Athlético Paranaense .
Na noite de terça-feira jogam Fluminense x Criciúma e Fortaleza x Flamengo. A rodada será fechada na qurta-feira (20h-MS) com Cruzeiro x Grêmio.
Após os jogos de ontem a liderança é do Palmeiras, com 70 pontos ganhos - 21 vitórias - saldo de 29 gols), com o Botafogo em ssgundo lugar (70 pontos - 20 vitórias - saldo de 26). A seguir aparecem Fortaleza (64 pontos), Flamengo (62 pontos - 18 vitórias), Internacional (62 ponto - 17 vitórias), São Paulo (59), Cruzeiro (47),
Bahia (46), Corinthians (44 pontos - 11 vitórias), Atlético Mineiro (44), Vasco da Gama (43), Vitória (42), Grêmio (40),
Athlético Paranaense (40), Juventude (39), Fluminense (38),
Criciúma (37), Bragantino (37), Cuiabá (30) e Atlético Goianiense (26).