Portuguesa muda o nome e o FC Pantanal agora é a primeira SAF do MS

A Associação Atlética Portuguesa passa a se chamar agora Futebol Clube Pantanal SAF. A divulgação da nova identidade e do modelo de gestão ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença do empresário e assessor de assuntos esportivos e representante do governo do estado Júlio Brant. A partir de hoje, o clube se torna a primeira SAF do futebol de Mato Grosso do Sul.

Relembrando a história da 'Portuguesinha', que começou no terrão em 1972, foi relatado que a mudança para o novo modelo de gestão é necessária para trazer modernidade e profissionalização ao futebol do Estado. 

"Sempre acreditei no projeto, no processo e no investimento; este é o caminho para que nosso futebol seja reestruturado. Começamos na Liga Terrão, e o projeto de modernização teve início quando disputamos a Série B.

Mesmo sem nenhum investimento, ficamos entre os melhores do Estadual deste ano. Nosso trabalho é de longo prazo e depende de muito desenvolvimento", relatou o presidente.

"De acordo com o gestor e técnico do Pantanal SAF, Glauber Caldas, o clube está aberto a negociações com possíveis investidores. Até o momento, a antiga Portuguesa-MS, agora Pantanal SAF, não possui dívidas de mercado e aguarda apenas a aprovação jurídica para anunciar o novo investidor". 

“Atualmente não tem como captar investidores se as pessoas não estiverem legalmente organizadas. Em Mato Grosso do Sul, somos o único clube autorizados para receber este investimento. Já existem algumas conversas, pensamos que nas próximas semanas anunciaremos o investidor”, relatou o gestor do clube. 

“Atualmente não tem como captar investidores se as pessoas não estiverem legalmente organizadas. Em Mato Grosso do Sul, somos o único clube autorizados para receber este investimento. Já existem algumas conversas, pensamos que nas próximas semanas anunciaremos o investidor”, relatou o gestor do clube. 

Caldas ainda informa que a troca de nome é essencial para a transição do clube para o modelo clube-empresa e garantiu que o FC Pantanal SAF   terá sua sede em Campo Grande.

“O que aconteceu ano passado bato no peito porque a culpa é minha; é esportivo. Em Campo Grande não tínhamos estrutura para trabalhar e por isso eu mesmo decidi que Sidrolândia tinha um gramado melhor para que conseguisse colocar o que penso do futebol. Agora a associação é dona da nova empresa e está transferindo todos os direitos esportivos no futebol para essa SAF. Somos um clube de Campo Grande e vamos ficar nossas raízes na Capital".

Representando o governo do estado, o empresário e assessor esportivo Júlio Brant afirmou que Mato Grosso do Sul é muito fértil para negócios e ressaltou que, se nenhum clube se adaptar aos investimentos, pode em breve fechar as portas.

"Campo Grande fica no centro do país, estamos próximo do Paraguai, perto da Argentina, com acesso direto ao Mato Grosso e fácil conexão com Goiás. É um estado muito rico financeiramente e bem localizado. O investidor considera tudo isso ao pensar em investir em uma região. "Não podemos aceitar ficar no penúltimo lugar no ranking da CBF e ser um dos melhores Estados para investir. O campo está aberto e, se os clubes não atentarem para esse cenário, ficarem para trás e verão outros clubes concorrentes crescendo", explicou. Brant.

Questionado sobre conversas com empresas, Brant confirmou ao Correio do Estado que há investidores interessados e afirmou que, em breve, poderão anunciar a empresa responsável pelos núcleos do clube e o novo slogan do FC Pantanal SAF.

"Estamos conversando com pelo menos cinco empresas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões. O Pantanal SAF também está aberto para empresas internacionais, já que estamos ao lado do Paraguai e da Argentina. Não posso revelar muitos detalhes, mas as conversas estão praticamente adiantadas e, em breve, convidamos a fazer o anúncio", afirmou Brant.

 “Gostaria mesmo de falar hoje para vocês, mas o processo está no campo jurídico e acredito mesmo que devemos anunciar dentro de 10 dias”, relatou o presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro. 

Conforme informações obtidas pelo Correio do Estado, a empresa que está negociando com o FC Pantanal SAF é uma rede de atacadistas com diversas lojas em Campo Grande, no interior do estado e também em outros Estados.

Além disso, há interesse por parte de empresas do ramo da celulose e do setor imobiliário. O processo está em andamento jurídico e o clube deve anunciar o novo investidor em aproximadamente dez dias. 

Quais são os planos do FC Pantanal SAF

As SAFs no Brasil se tornaram possíveis após a criação da Lei 4.193/2021, conhecida como Lei SAF, que estabelece normas de governança e incentiva a mudança de tempos de futebol da associação civil para o modelo de clube-empresa, com regras de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade futebolística.

Como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o FC Pantanal se comprometerá com a criação de programas voltados ao desenvolvimento social e à educação. Entre os planos do clube está a fundação de pequenos polos no interior do estado para o desenvolvimento de projetos sociais nas categorias de base.

"Antes de vir para a coletiva, estive reunido com o governador Eduardo Riedel e com a prefeita Adriane Lopes, e ambos me garantiram que teremos apoio, incluindo a doação de terrenos para podermos construir uma estrutura em Campo Grande e também em cidades do interior do estado", explicou o presidente do clube, Gilmar Ribeiro.

O que é SAF, como ela funciona? 

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi criada em 6 de agosto de 2021, por meio da lei 14.193/2021. A legislação, aprovada no Senado, abre a possibilidade para clubes migrarem da associação civil sem fins lucrativos para o modelo empresarial.

Conhecida como Lei SAF, ela incentiva a mudança do modelo associativo para o formato do clube-empresa, que estabelece normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.


O que pode mudar no clube? 

A maioria dos clubes brasileiros que se tornaram associações civis acaba sendo uma organização privada, sem fins lucrativos, formada pela união de sócios. Esses sócios eleitos representam para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, além de um presidente.

Neste caso, uma associação não pode ser vendida para investidores. Ao contrário do que acontece no exterior, onde clubes e empresas podem ser comprados e vendidos por terceiros, as associações são administradas unicamente pelo quadro de sócios.

Como funciona uma SAF? 

Em conformidade com a política de governança dos clubes-empresas, os profissionais são contratados para vagas específicas nas áreas de marketing, comunicação, logística, finanças e também na gestão do futebol.

Porque a SAF está crescendo? 

O empresário que deseja investir seu dinheiro no esporte pode ter retornos significativos a longo prazo atrade:

  • Revenda do clube-empresa por um valor maior investido 
  • Lucros obtidos pela operação do clube-empresa após pagamento dos dividendos 
  • Integração do clube de futebol com outros negócios, seja empresas que estejam ligados diretamente ao investidor. 
Categoria:Esportes