Brás Cubas: Espelho da Desigualdade
No silêncio do além-túmulo, Brás Cubas reflete sobre a própria vida com um olhar renovado, um olhar que agora busca compreender as estruturas sociais que moldaram a existência. Ao revisitar as memórias, percebe como a sociedade em que viveu foi marcada por profundas desigualdades e injustiças, que ele, outrora, ignorava ou mesmo perpetuava.
A ironia é uma ferramenta fundamental na construção da crítica social em "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Ao narrar a própria história de forma irônica e distanciada, Brás Cubas revela a superficialidade e a hipocrisia da sociedade em que vive. A ironia permite que o autor denuncie as contradições e os valores burgueses sem precisar adotar um tom panfletário. Ao rir de si mesmo e dos outros, Machado de Assis convida o leitor a refletir sobre a futilidade de uma vida dedicada ao prazer e à busca por status social.
A educação, além de ser uma ferramenta fundamental para a emancipação individual e coletiva, é um reflexo das desigualdades sociais. A educação elitista a que Brás Cubas teve acesso o preparou para um papel de espectador da história, isentando-o da responsabilidade de questionar as injustiças que permeavam a sociedade. Em contrapartida, a educação popular, que visava à formação de cidadãos conscientes e críticos, era negligenciada e inacessível para a maioria da população. Ao comparar a educação recebida por Brás Cubas com a educação popular defendida por pensadores como Joaquim Nabuco, percebemos a importância da educação como um instrumento de transformação social e a necessidade de democratizar o acesso ao conhecimento.
A apatia política de Brás Cubas, característica da burguesia da época, revela-se não apenas como uma escolha individual, mas como um reflexo de um sistema que o aliena das questões sociais. A educação elitista a que foi submetido o preparou para um papel de espectador da história, isentando-o da responsabilidade de questionar as desigualdades que sustentavam seu modo de vida. A indolência e o hedonismo que permeiam suas memórias são, portanto, sintomas de uma sociedade marcada pela opressão e pela exploração.
Ao recordar amores e desventuras, Brás Cubas vê como as relações eram permeadas por um egoísmo fomentado por uma sociedade competitiva e individualista. Virgília, a amante, não era apenas um símbolo de paixão proibida, mas também um reflexo das restrições impostas às mulheres, que precisavam navegar um mundo dominado por homens que, como ele, viam-nas como meros troféus ou instrumentos de prazer.
A figura de Virgília, aprisionada pelas convenções sociais da época, simboliza a submissão da mulher à ordem patriarcal. Sua história, contada sob a ótica masculina e burguesa de Brás Cubas, revela as limitações impostas às mulheres, que eram vistas como propriedades e objetos de desejo. A incapacidade de Virgília de romper com as amarras sociais reflete a profunda desigualdade de gênero presente na sociedade brasileira do século XIX.
No entanto, é na figura de Quincas Borba que Brás encontra o espelho mais fiel de sua própria alienação. A filosofia do "Humanitismo" de Quincas, com seu lema "ao vencedor, as batatas", revela-se uma crítica mordaz ao capitalismo selvagem e à luta incessante por poder e riqueza. Brás, ao revisitar essa amizade, percebe a ironia de ter seguido uma ideologia que justificava a exploração e a desigualdade como se fossem leis naturais da vida.
O "Humanitismo" de Quincas Borba, além de uma crítica mordaz ao capitalismo, pode ser interpretado como uma justificativa ideológica para a manutenção do status quo. A ideia de que "ao vencedor, as batatas" naturaliza a exploração e a desigualdade, legitimando a dominação de uma classe social sobre outra. A adesão de Brás Cubas a essa filosofia revela a fragilidade de seus valores e sua incapacidade de questionar as bases do sistema em que vive.
Do além, Brás Cubas observa o Brasil que deixou para trás, um país dividido entre os poucos que tudo possuem e os muitos que nada têm. Enxerga, com clareza tardia, as lutas sociais que emergem como um clamor por justiça e igualdade. Ele reconhece que sua indiferença e inação contribuíram para perpetuar um sistema desigual e cruel.
Nas memórias póstumas, Brás Cubas não busca redenção, mas compreensão. Com a morte, vem a liberdade de olhar para a vida sem as amarras do egoísmo e da vaidade. Ele entende que uma sociedade justa só pode nascer da solidariedade e da luta coletiva, princípios que, em vida, ele jamais considerou.
Assim, seu relato final não é um pedido de desculpas, mas um convite à reflexão. Se pudesse viver novamente, Brás Cubas escolheria caminhar ao lado dos que lutam por um mundo mais igualitário, sabendo agora que a verdadeira grandeza reside na capacidade de transformar a sociedade para o bem de todos, e não apenas de alguns.
As "Memórias Póstumas de Brás Cubas" transcendem a mera narrativa individual para se tornar a crítica contundente à sociedade brasileira do século XIX. Ao desvelar as contradições e as injustiças do sistema baseado na exploração e na desigualdade, Machado de Assis antecipa muitas das questões que continuam a afligir a sociedade brasileira até os dias atuais. A obra, portanto, permanece relevante e atual, convidando-nos a refletir sobre o nosso papel na construção de um futuro mais justo e igualitário.